Segurança e Inclusão no Cuidado de Ostomizados: B. Braun Lança Novo Episódio

3 de Fevereiro 2025

O mais recente episódio do podcast "Por Falar em Segurança", da B. Braun, aborda a importância dos cuidados com estomas. Com a especialista Dulce Catanho, o episódio desmistifica mitos e oferece orientações práticas para melhorar a qualidade de vida dos utentes ostomizados.

A B. Braun acaba de lançar um novo episódio do seu podcast “Por Falar em Segurança”, dedicado ao tema dos cuidados com estomas. A convidada deste episódio é a enfermeira Dulce Catanho, uma especialista em estomoterapia com mais de 30 anos de experiência. Ao longo da conversa, Dulce Catanho esclarece diversos mitos relacionados com a estomoterapia e partilha orientações fundamentais para o cuidado adequado desta condição.

Dulce Catanho começa por destacar três pilares essenciais para o cuidado de pessoas com ostomia: a manutenção de uma dieta equilibrada para regular a função intestinal e evitar complicações, a prática de exercícios físicos e de mobilidade, e a higiene adequada da área ao redor do estoma. “A pessoa que se depara com uma ostomia deve alocar-se a três propósitos: cuidados com o padrão dietético, padrões de mobilidade e cuidados à pele e ao estoma”, explica a enfermeira.

Além dos cuidados físicos, Dulce Catanho enfatiza a importância do trabalho de equipa no percurso da pessoa ostomizada. “É essencial que o utente se sinta seguro, incluído e compreendido”, afirma. A enfermeira sublinha que a ostomia não deve ser vista como um acidente, mas sim como um incidente que faz parte do percurso do ostomizado e que é resolvível com os cuidados adequados.

Isabel Dias, Medical & Scientific Affairs Manager da B. Braun, reforça a relevância do tema abordado neste episódio. “O cuidado com estomas é de extrema importância. Através da expertise da enfermeira Dulce Catanho, a conversa oferece orientações valiosas para melhorar a qualidade de vida dos utentes ostomizados”, refere. “Com este episódio, reafirmamos o nosso compromisso em proporcionar ferramentas que promovam a segurança, o conforto e a dignidade dos doentes”. Pode ouvir o episódio completo aqui.

O podcast “Por Falar em Segurança” já conta com episódios dedicados a temas como a hidrocefalia, o conceito TIME, a infeção do local cirúrgico e a lavagem nasal. Este novo episódio sobre estomoterapia está disponível para ser ouvido no site da B. Braun, reforçando a missão da empresa em fornecer informações e recursos que contribuam para a segurança e bem-estar dos doentes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights