Brócolos contra a Pré-diabetes: Estudo Revela Resultados Promissores

16 de Fevereiro 2025

Um estudo da Universidade de Gotemburgo revela que o sulforafano, composto presente nos rebentos de brócolos, melhora os níveis de açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes, abrindo caminho para novos tratamentos.

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revelou resultados promissores no combate à pré-diabetes através de um composto químico encontrado nos rebentos de brócolos. A investigação, publicada na revista Nature Microbiology, demonstrou que o sulforafano, um composto presente nos brócolos, pode melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes.

O estudo envolveu 89 participantes com idades entre 35 e 75 anos, todos com excesso de peso ou obesidade e níveis elevados de açúcar no sangue em jejum, um indicador de pré-diabetes. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, recebendo sulforafano ou um placebo durante 12 semanas.

Os resultados mostraram uma redução média maior nos níveis de açúcar no sangue em jejum no grupo que recebeu o sulforafano em comparação com o grupo placebo. A diferença foi ainda mais pronunciada em certos subgrupos clínicos, particularmente em indivíduos com sinais precoces de diabetes leve relacionada à idade, índice de massa corporal (IMC) relativamente baixo, baixa resistência à insulina, baixa incidência de fígado gorduroso e baixa secreção de insulina.

Um aspeto interessante do estudo foi a descoberta de uma bactéria intestinal capaz de interagir com o sulforafano, potencializando ainda mais a eficácia do composto. Esta interação resultou numa redução ainda maior dos níveis de açúcar no sangue em jejum nos participantes que possuíam esta bactéria específica.

Anders Rosengren, Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo (fotografia: Johan Wingborg

O Professor Anders Rosengren, líder do estudo, enfatizou a importância destes resultados no contexto do tratamento da pré-diabetes. “O tratamento da pré-diabetes é atualmente deficiente em muitos aspetos, mas estas novas descobertas abrem caminho para um possível tratamento de precisão utilizando sulforafano extraído de brócolos como um alimento funcional”, afirmou.

Estima-se que a prevalência de pré-diabetes na Suécia seja de até 10% da população, uma condição que muitas vezes permanece não detetada. A deteção precoce e intervenções individualizadas são cruciais para prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Os investigadores sublinham que, embora estes resultados sejam promissores, os fatores de estilo de vida continuam a ser a base de qualquer tratamento para a pré-diabetes, incluindo exercício físico, alimentação saudável e perda de peso.

Este estudo não só oferece uma nova perspetiva sobre o tratamento da pré-diabetes, mas também fornece um modelo geral de como a fisiopatologia e a flora intestinal interagem e influenciam as respostas ao tratamento. Esta abordagem pode ter implicações mais amplas na medicina personalizada e no desenvolvimento de terapias futuras.

NR/HN/ALphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Doze medidas de Saúde para qualquer novo governo

O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando a articulação entre hospitais, cuidados primários, cuidados continuados e ERPI. Propõe ainda soluções transitórias para a falta de médicos e aposta na dedicação plena para profissionais do SNS

Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights