Manuel Sobrinho Simões no Politécnico de Setúbal para “Tratar o Cancro por tu”

5 de Março 2025

O Politécnico de Setúbal (IPS) recebe esta quinta-feira, dia 6, uma das sessões da iniciativa nacional “Tratar o Cancro por tu”, que tem como anfitrião o prestigiado médico e investigador Manuel Sobrinho Simões, enquanto diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), entidade promotora deste programa de literacia sobre cancro.

A iniciativa, que aborda a temática “Cancro, alimentação e nutrição: mitos e realidades”, decorre pelas 18h30, no Auditório 1 da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), reunindo também à mesa de conversa Fátima Carneiro, patologista e investigadora de renome, a médica Marília Cravo e o nutricionista Pedro Graça.

Quatro anos depois do arranque, a iniciativa “Tratar o Cancro por tu”, conta já com 18 sessões realizadas, que juntaram mais de 2.200 participantes em 10 cidades, cumprindo o propósito de dar a conhecer à população os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificando conceitos e alertando para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção.

A sessão em Setúbal, à semelhança das restantes cinco em outros pontos do país, dará origem a um podcast na Antena1, que estará disponível na RTP PLAY, bem como nas várias plataformas de streaming. O programa nacional realiza-se em parceria com a Antena1, RTP e Idioteque e conta ainda com o apoio da Merck e da Roche.

A anteceder a sessão, gratuita mediante inscrição, Manuel Sobrinho Simões, considerado um dos patologistas mais influentes do mundo, estará também à conversa com o jornalista e escritor Luís Osório, no âmbito da programação do Clube de Leitura do IPS.

O encontro, aberto à comunidade académica e também ao público externo, decorre pelas 17h00, na biblioteca do edifício das escolas superiores de Ciências Empresariais e de Saúde (ESCE/ESS), a pretexto do mais recente livro de Luís Osório, “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, resultante de dois anos de conversas com o prestigiado cientista.

Reunindo os dois protagonistas desta longa entrevista vertida em livro, esta sessão do Clube de Leitura do IPS é uma oportunidade de ficar a conhecer, na primeira pessoa, a forma como Manuel Sobrinho Simões olha Portugal, o mundo e a natureza humana desde o seu universo muito peculiar.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights