ESSATLA promove 38.ª edição da Pós-Graduação em Doente Crítico

10 de Março 2025

Enfermagem em endoscopia digestiva, anestesiologia e diálise são algumas das mais recentes apostas da Instituição

Comprometida com a formação de profissionais de excelência, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica acaba de reforçar a oferta formativa para a área de enfermagem. A par das novidades, a Instituição promove também uma formação já reconhecida no setor. Seguindo para a sua 38.ª edição, a Pós-Graduação Avançada em Doente Crítico foi criada em 2015, tendo formado mais de 400 enfermeiros nos últimos 10 anos.

Creditada pela Ordem dos Enfermeiros, a Pós-Graduação em Doente Crítico tem a duração de seis meses, num total de 112 horas de formação. O propósito do curso é habilitar os licenciados em medicina e enfermagem com conhecimentos avançados na área do doente crítico, para o desenvolvimento da sua intervenção em contexto de emergência pré e intra-hospitalar ou trauma, entre outros. As inscrições estão disponíveis até dia 28 deste mês. As aulas arrancam a 5 de abril.

Nova aposta em Enfermagem em Endoscopia Digestiva

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, os enfermeiros que exercem funções nas unidades de endoscopia digestiva devem ser detentores de conhecimentos e competências que lhes permitam – ao longo da realização dos procedimentos endoscópicos digestivos –, garantir um atendimento integral, preventivo, efetivo e oportuno. É com este objetivo que a ESSATLA lança Pós-Graduação em Enfermagem em Endoscopia Digestiva, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências técnico-científicas que possibilitem a prestação de cuidados de enfermagem às pessoas submetidas a procedimentos endoscópicos de diagnóstico e de tratamento do foro digestivo.

As aulas vão decorrer entre abril e novembro, estando divididas em componente teórica – entre abril e setembro –, e componente prática – de setembro a novembro –, com as aulas às sextas (das 17h00 às 21h00) e sábados (das 9h00 às 17h30) e pausa letiva no mês de agosto. A fase de candidaturas vai estar aberta até 26 de março, com início previsto a 3 de abril.

Anestesiologia para enfermeiros

Ciente da complexidade inerente à prestação de cuidados de enfermagem a pacientes sob efeito de anestesia, a nova Pós-Graduação em Anestesiologia para Enfermeiros tem como objetivo dotar os profissionais de enfermagem dos conhecimentos e das competências necessárias para tal. O desenvolvimento de aptidões tanto na prestação de cuidados seguros e de qualidade, como também na vigilância e monitorização dos pacientes – sem deixar de lado a gestão eficaz da dor –, são alguns dos aspetos que vão ser abordados ao longo da formação. Com candidaturas abertas até 31 de março, a pós-graduação arranca a 10 de abril, com aulas todas a terças e quartas-feiras em regime pós-laboral (das 17h00 às 21h00).

Melhorar os cuidados aos doentes que necessitam de diálise

Também novidade, a Pós-Graduação em Diálise para Enfermeiros tem, como base, os progressos significativos que, nos últimos anos, se foram observando na área de cuidados à pessoa que necessita de diálise – nomeadamente no campo das técnicas de substituição da função renal. Permitindo o acesso à atribuição da “Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Diálise”, é expectável que, ao longo da formação, se desenvolvam as competências necessárias para que seja possível dar resposta às necessidades das pessoas com doença renal e a necessitar de diálise, englobando questões como implementação, manutenção e interrupção do tratamento dialítico. As inscrições para a pós-graduação já estão abertas, decorrendo até ao dia 31 de março. As aulas iniciam-se em abril, sendo lecionadas à sexta-feira (das 17h00 às 21h00) e ao sábado (das 08h30 às 18h30).

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Martins nomeada Diretora Médica da AbbVie Portugal

Ana Martins é a nova Diretora Médica da AbbVie em Portugal. Com uma vasta experiência na indústria farmacêutica e um percurso ligado à investigação e desenvolvimento, Ana Martins assume este cargo num período de crescimento e inovação para a empresa.

Leilão solidário decorre até 16 de março para apoiar Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

A Associação Dignitude, em parceria com a Cabral Moncada Leilões, volta a lançar um leilão solidário para apoiar o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Será leiloada uma impactante fotografia de Sandra Ventura, especialista em fotografar idosos, cujo valor angariado irá reverter integralmente para apoiar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

DaVita Portugal promove iniciativas de rastreio à doença renal em Lisboa

A DaVita Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Rim, celebrado este ano a 13 de março, com duas iniciativas em Lisboa, com o objetivo de sensibilizar a população e os futuros profissionais de saúde para a importância da prevenção e deteção precoce da doença renal crónica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights