Governo aprova incentivos para projetos-piloto de cuidados domiciliários

11 de Março 2025

A Ordem dos Enfermeiros aplaude a aprovação de incentivos financeiros para enfermeiros em projetos-piloto de cuidados domiciliários, reforçando a assistência em colaboração com autarquias e outros parceiros. Esta medida visa fortalecer os cuidados de saúde primários e valorizar a profissão de enfermeiro.

A Ordem dos Enfermeiros saúda o anúncio do Governo sobre a aprovação de incentivos financeiros para enfermeiros que irão integrar projetos-piloto de cuidados de saúde domiciliários. Esta medida faz parte de um conjunto de propostas apresentadas pela Ordem ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde, com o objetivo de reforçar a oferta de cuidados de saúde no domicílio. O Bastonário da Ordem, Luís Filipe Barreira, considera esta medida muito positiva e defende que será alargada a todo o universo dos cuidados de saúde primários.

Apesar deste avanço, a Ordem expressa a expectativa de que se venha a concretizar um regime jurídico que preveja incentivos financeiros também para as Unidades de Cuidados na Comunidade, à semelhança do que já acontece com as Unidades de Saúde Familiar. O decreto-lei agora aprovado permitirá que enfermeiros e enfermeiros especialistas, integrados nas Equipas de Cuidados Continuados Integrados, usufruam dos incentivos financeiros adequados, reforçando a assistência domiciliária em colaboração com autarquias e outros parceiros do setor. A Ordem dos Enfermeiros reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar em prol do fortalecimento dos cuidados de saúde primários e da valorização da profissão de enfermeiro.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reguengos de Monsaraz protegeu vacinas e medicamentos num supermercado

Vacinas e medicamentos que precisam de refrigeração foram recolhidos, na segunda-feira, no centro de saúde e farmácias de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, e colocados em frigoríficos de um supermercado, devido ao apagão, foi hoje revelado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights