Exposição Fotográfica Destaca Desafios do Sono Feminino

11 de Março 2025

"Exposição fotográfica 'Quando as Mulheres Dormem' estreia na Assembleia da República no Dia Mundial do Sono, destacando os desafios do sono feminino e promovendo a literacia em saúde."

Uma exposição fotográfica intitulada “Quando as Mulheres Dormem” será inaugurada na Assembleia da República no dia 14 de março, coincidindo com o Dia Mundial do Sono. O projeto, em parceria com o “Um Sono de Mulher”, liderado pela médica pneumologista Susana Sousa, visa sensibilizar a população sobre os distúrbios do sono nas mulheres e desmistificar conceitos culturais associados. A exposição, composta por 12 fotografias de Sandra Ventura e Tiago Batista, retrata o sono das mulheres de forma realista, mostrando como elas dormem em diferentes contextos, como autocarros ou bibliotecas, contrariando a imagem idealizada de mulheres serenas e adormecidas.

O projeto “Um Sono de Mulher” nasceu há quatro anos com o objetivo de abordar os desafios do sono feminino, frequentemente relegado para segundo plano devido às múltiplas responsabilidades das mulheres. A exposição itinerante seguirá por todo o país após a estadia na Assembleia da República, passando por instituições de saúde e espaços culturais.

Os distúrbios do sono nas mulheres são influenciados por fatores biológicos e hormonais ao longo da vida, como a adolescência, gravidez, pós-parto e menopausa, que podem levar a irritabilidade, ansiedade e depressão. Além disso, a apneia obstrutiva do sono, que afeta cerca de 22,5% das mulheres entre os 30 e 69 anos, apresenta sintomas diferentes dos homens, com maior incidência de insónia e fadiga, o que dificulta o diagnóstico precoce.

A exposição utiliza a fotografia como ferramenta para contar histórias sem palavras, capturando momentos que revelam a importância do sono na vida das mulheres. Com a mesma sensibilidade e respeito que sempre orientaram o trabalho dos fotógrafos, cada imagem convida à reflexão sobre o ato de dormir, essencial para a saúde física, cognitiva e emocional.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Doze medidas de Saúde para qualquer novo governo

O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando a articulação entre hospitais, cuidados primários, cuidados continuados e ERPI. Propõe ainda soluções transitórias para a falta de médicos e aposta na dedicação plena para profissionais do SNS

Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights