ULS de Santa Maria pioneira na criação de Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal

13 de Março 2025

A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) é pioneira a nível nacional na criação de uma Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal, projeto inserido no Serviço de Nefrologia e no Centro de Referência de Transplantação Renal da ULSSM e que foi formalizado recentemente pelo Conselho de Administração da ULSSM. Uma inovação que vai ao encontro das melhores práticas internacionais e que marca este Dia Mundial do Rim, que se assinala nesta quinta-feira.

A Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal da ULSSM acompanha nesta fase mais 40 jovens transplantados renais dos 18 aos 25 anos, de forma individualizada. Os utentes beneficiam de um acompanhamento clínico integrado, apenas possível com um trabalho multidisciplinar que envolve médicos nefrologistas (de adultos e pediátricos), enfermagem, psicóloga e nutricionista.

A Unidade dá prioridade ao processo de autonomização crescente, à promoção do autocuidado, hábitos saudáveis, gestão emocional e apoio social, atendendo aos desafios típicos desta faixa etária (por exemplo, problemas de autoestima e imagem corporal).

O objetivo da equipa pluridisciplinar é promover a prevenção de complicações da doença, com consequente cumprimento terapêutico, melhoria da saúde e de qualidade de vida, ao prolongar a sobrevida do enxerto renal.

O Programa de Transição da Pediatria para os Adultos dos Transplantados Renais foi implementado progressivamente na ULS Santa Maria desde final de 2022 e é uma realidade de sucesso por unir os esforços multidisciplinares da equipa da Nefrologia Pediátrica e da equipa dos Adultos. Destaca-se que o incumprimento terapêutico é mais frequente nesta faixa etária, sendo um fator de risco significativo para a perda da função renal, retorno à diálise e consequente aumento de custos em saúde.

Este programa já demonstrou efeitos positivos na taxa de adesão à medicação, na diminuição de absentismo às consultas e na consequente diminuição de número de rejeições, antecipando-se menos episódios de urgência e menos doentes a passar para hemodiálise.

O Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal da ULSSM é dirigido por José António Lopes e o Centro de Referência de Transplantação Renal de Adultos é coordenado por Alice Santana. João Gonçalves é o responsável pela Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal, que integra o Centro de Referência de Transplantação Renal ULS Santa Maria.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Doze medidas de Saúde para qualquer novo governo

O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando a articulação entre hospitais, cuidados primários, cuidados continuados e ERPI. Propõe ainda soluções transitórias para a falta de médicos e aposta na dedicação plena para profissionais do SNS

Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights