A Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal da ULSSM acompanha nesta fase mais 40 jovens transplantados renais dos 18 aos 25 anos, de forma individualizada. Os utentes beneficiam de um acompanhamento clínico integrado, apenas possível com um trabalho multidisciplinar que envolve médicos nefrologistas (de adultos e pediátricos), enfermagem, psicóloga e nutricionista.
A Unidade dá prioridade ao processo de autonomização crescente, à promoção do autocuidado, hábitos saudáveis, gestão emocional e apoio social, atendendo aos desafios típicos desta faixa etária (por exemplo, problemas de autoestima e imagem corporal).
O objetivo da equipa pluridisciplinar é promover a prevenção de complicações da doença, com consequente cumprimento terapêutico, melhoria da saúde e de qualidade de vida, ao prolongar a sobrevida do enxerto renal.
O Programa de Transição da Pediatria para os Adultos dos Transplantados Renais foi implementado progressivamente na ULS Santa Maria desde final de 2022 e é uma realidade de sucesso por unir os esforços multidisciplinares da equipa da Nefrologia Pediátrica e da equipa dos Adultos. Destaca-se que o incumprimento terapêutico é mais frequente nesta faixa etária, sendo um fator de risco significativo para a perda da função renal, retorno à diálise e consequente aumento de custos em saúde.
Este programa já demonstrou efeitos positivos na taxa de adesão à medicação, na diminuição de absentismo às consultas e na consequente diminuição de número de rejeições, antecipando-se menos episódios de urgência e menos doentes a passar para hemodiálise.
O Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal da ULSSM é dirigido por José António Lopes e o Centro de Referência de Transplantação Renal de Adultos é coordenado por Alice Santana. João Gonçalves é o responsável pela Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal, que integra o Centro de Referência de Transplantação Renal ULS Santa Maria.
NR/PR/HN
0 Comments