Pequenos médicos, grandes descobertas: a magia do Hospital da Bonecada® vai regressar ao Colombo

20 de Março 2025

As crianças vão voltar a transformar-se em médicos em mais uma edição do Hospital da Bonecada®, uma iniciativa da Associação de Estudantes da NOVA Medical School que abre portas, pela 24.ª vez, na Praça Central do Centro Comercial Colombo. A partir do dia 23 de abril e até 04 de maio, as crianças entre os 3 e os 10 anos podem embarcar numa jornada de descoberta pelo fascinante mundo da medicina.

A Praça Central do Centro Comercial Colombo transforma-se, por estes dias, num autêntico Hospital-Modelo, onde cada criança se torna médica do seu próprio brinquedo. Com 14 salas temáticas que incluem Triagem, Bloco Operatório, Laboratório, Gabinete de Imagem Médica, Ginásio de Fisioterapia e Sala de Nutrição, a experiência é completa e envolvente.

Ao todo, além da coordenadora, vão estar presentes 27 membros da Comissão Organizadora, 80 membros da equipa e 1.100 voluntários, que tornam possível esta aventura médica para os mais pequenos.

Este ano, ainda que a missão principal continue a ser erradicar o “Síndrome da Bata Branca”, ou seja, o medo que as crianças sentem em ambiente hospitalar, o Hospital da Bonecada® aborda o tema “A Criança e as Emoções”, enfatizando os sentimentos como parte essencial do crescimento e base para uma sociedade mais empática.

Com uma história que remonta a 2001, este projeto inovador, onde a medicina combina com a imaginação, foi galardoado, em 2006, com o Prémio Hospital do Futuro pela Sociedade Portuguesa de Pediatria e continua, desde então, a transformar a relação das crianças com o ambiente hospitalar. Um impacto duradouro, como confirma uma antiga participante, agora já crescida, que realiza o sonho de se juntar à Comissão Organizadora e completar um ciclo perfeito.

Além de proporcionar uma experiência inesquecível, o Hospital da Bonecada®, por onde passaram, em 2024, 6.500 pequenos ‘médicos’, tem um propósito solidário: todos os fundos angariados revertem para a associação ANA (Acolher, Nutrir, Amar), dedicada ao acolhimento e tratamento médico de crianças guineenses.

A entrada é totalmente gratuita e funciona, todos os dias, das 10h00 às 21h00, na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: “a ciência é fundamental para a saúde”

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, discursou hoje na abertura do 42º Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, elogiando a especialidade e apelando à sua valorização no sistema de saúde português.

David Marçal: Desafios na comunicação científica: diálogo e confiança

David Marçal, comunicador de ciência e professor convidado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, proferiu hoje a conferência inaugural subordinada ao tema “como manter viva a chama e o deslumbramento pela ciência” no 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, destacando a importância do diálogo e da confiança no processo científico.

Nuno Jacinto: Reflexões sobre o futuro dos cuidados de saúde primários

Nuno Jacinto, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, destacou hoje a importância dos cuidados de saúde primários e a necessidade de um rumo claro no sistema de saúde, durante o 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar que decorre em Tróia

Crescimento no Número de Inscritos nos CSP

Mais de 1,5 milhões de portugueses não têm médico de família, apesar de 175.530 novos utentes terem sido atribuídos entre abril de 2024 e fevereiro de 2025. O aumento de inscritos nos CSP e a falta de médicos são os principais desafios.

Dia Nacional do Doente com AVC: Sensibilização em Todo o País

No próximo dia 31 de março, a SPAVC promove o Dia Nacional do Doente com AVC, reforçando a mensagem “Pare o AVC. Junte-se a nós”. Com o apoio de embaixadores regionais e várias instituições, a campanha visa sensibilizar a população sobre a prevenção e resposta ao AVC, destacando a importância de reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente.

Ultomiris: Novo Tratamento para SHUa em Portugal

O Infarmed aprovou a comparticipação do Ultomiris para tratar a Síndrome Urémica Hemolítica Atípica em Portugal. Este inibidor do complemento C5 oferece uma dosagem menos frequente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights