Sociedade Portuguesa de Medicina Interna exige revogação de despacho sobre Programa Nacional para a Diabetes

25 de Março 2025

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e o seu Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) exigem ao Ministério da Saúde a revogação do despacho nº 3390/2025, publicado a 17 de março em Diário da República, referente à atualização da estrutura de governação do Programa Nacional para a Diabetes (PND).

Em carta enviada à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a SPMI dá conta da surpresa e consternação perante este despacho. “A surpresa surge pelo facto do presente despacho ter sido redigido e organizado sem o conhecimento e auscultação das várias entidades que trabalham na área da diabetes em Portugal, sejam sociedades científicas, sejam as próprias Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD) , que têm um profundo conhecimento sobre a realidade, as dificuldades e possíveis soluções de melhoria nos cuidados de saúde aos mais de um milhão de pessoas com diabetes”, afirma Luís Duarte Costa, Presidente da SPMI.

Mónica Reis, Coordenadora do NEDM, destaca o ponto 10b do referido despacho que considera para a constituição das Equipas de Coordenação Local do PND (ECL-PND) «um médico especialista em endocrinologia ou medicina interna, caso a especialidade de endocrinologia não exista, com experiência reconhecida na área da diabetes …».  “Este ponto é totalmente inaceitável, revelando das autoridades uma profunda desinformação sobre a realidade da organização dos cuidados à pessoa com diabetes em Portugal. Para que todos tenham perceção do trabalho desenvolvido pela Medicina Interna na diabetes em Portugal, das 40 unidades de saúde que constituem o SNS, a Medicina Interna é responsável pela diabetes em 37, sendo que, em apenas 18, há uma partilha dos cuidados com a Endocrinologia”, afirma a coordenadora do núcleo.

Para a SPMI, torna-se premente a revogação e reformulação do presente despacho, com a auscultação das entidades científicas competentes na área, que possuem um conhecimento vasto da realidade da diabetes em Portugal.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sismo: Mais de 90 pessoas estarão sob os escombros em Myanmar

Mais de 90 pessoas terão ficado presas nos escombros de um edifício de apartamentos em Mandalay, a segunda maior cidade de Myanmar, que foi fortemente atingida por um terramoto na sexta-feira, disse à AFP um funcionário da Cruz Vermelha.

Raparigas cada vez mais manipuladas pelos rapazes – especialista

A psicóloga Tânia Gaspar alertou hoje que a sociedade está a regredir no respeito pelas mulheres, contando que pediatras sentem que as raparigas estão a ser mais manipuladas e criticadas pelos rapazes, devido à sua aparência, sem saberem defender-se.

Voluntariado é taxado como produto importado na Guiné-Bissau

O voluntariado está onde falha o Estado na Guiné-Bissau, através de organizações que doam trabalho, equipamentos e materiais, mas estes são taxados como produtos importados nas alfândegas guineenses, queixam-se essas instituições sociais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights