Atlântica e ESSATLA “olham pela saúde” da comunidade

1 de Abril 2025

Iniciativas do Mês da Saúde e Bem-Estar arrancam já amanhã. Sugestões incluem workshops, rastreios e caminhadas

Reconhecendo a importância de uma relação de proximidade com a comunidade envolvente, a Atlântica – Instituto Universitário e a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica juntam-se, uma vez mais, ao Mês da Saúde e Bem-Estar de Barcarena (município de Oeiras). A partir de amanhã, e até ao final de abril, alunos e docentes voltam a unir forças com a Junta de Freguesia (JFB) e entidades locais, promovendo um estilo de vida mais saudável e equilibrado junto de diferentes gerações de cidadãos.

Auscultar, sensibilizar e educar

O auditório do campus da Fábrica da Pólvora de Barcarena é o ponto de partida de quatro semanas dedicadas ao bem-estar da população, acolhendo, na manhã desta quarta-feira, a sessão de educação para a saúde “No namoro não há guerra”. Orientada para estudantes da ESSATLA e aberta a jovens da comunidade, a apresentação será conduzida pela instituição, em parceria com a PSP, com o intuito de alertar para sinais visíveis e invisíveis da violência no namoro. Já este sábado (dia 5), a partir das 09h00, a ESSATLA junta-se ainda a uma caminhada solidária com recolha de alimentos, onde será possível encontrar uma Banca para a Saúde.

A semana seguinte arranca, no dia 8 de abril, com uma sessão dedicada à leitura dos rótulos com que, diariamente, todos se deparam. Promovido pela Atlântica, que integra a Nutrição na oferta formativa, o momento será aberto à comunidade em geral, tendo início às 15h00, na Academia Sénior de Valejas. No dia seguinte (dia 9), é a vez do Centro Jovem de Queluz de Baixo receber, a partir das 10h00, a iniciativa “Mãos no Coração”, promovida pela ESSATLA. Pensada para dotar os participantes de conhecimentos e técnicas de Suporte Básico de Vida, a atividade tem entrada livre, estando sujeita a inscrição prévia na JFB até 7 de abril.

A fechar a próxima semana, a “Manhã em Saúde”, na sexta-feira (11 de abril), reúne a ESSATLA e a USF Quinta das Lindas em torno da sensibilização para a prevenção e para a adoção de hábitos de vida saudáveis. Os rastreios de glicémia e tensão, da saúde da mulher e vestibular vão decorrer entre as 10h00 e as 12h00, no Grupo Recreativo de Tercena.

Já depois da Páscoa, no dia 22 de abril, a Atlântica convida os pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Básica Visconde de Leceia a participar, a partir das 17h00, numa sessão de educação para a saúde sobre “lanches saudáveis”, sublinhando a importância de preparar snacks equilibrados no dia-a-dia das crianças. A fechar as iniciativas dinamizadas pelas duas instituições, a ESSATLA promove, no dia 23, uma “Tarde em Movimento”, com rastreios do risco cardiovascular, nutricionais e da funcionalidade e capacidade muscular.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights