Angola regista 17 mortos e 227 casos de cólera nas últimas 24 horas

10 de Abril 2025

Angola registou 17 mortos e 227 casos de cólera nas últimas 24 horas, atingindo o total cumulativo de 438 óbitos e 11.534 casos desde janeiro passado, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

O surto, que afeta 17 das 21 províncias angolanas, até quarta-feira, provocou em Benguela nove dos 17 óbitos, seguindo-se Luanda com três mortes, Cuanza Norte e Malanje com duas cada e Namibe com uma.

Relativamente aos casos, também a província de Benguela liderou a lista com 83 novas infeções, seguida de Luanda com 62, Cuanza Norte com 32, Malanje com 13, Icolo e Bengo com 12, Cuanza Sul com oito, Bengo com sete, Huíla com cinco, Namibe com três e Cabinda com dois.

Nas últimas 24 horas, receberam alta 93 pessoas e atualmente estão internadas 1.002 doentes com cólera.

Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 11.534 casos, dos quais 4.855 em Luanda, capital angolana e o epicentro da doença, declarada em janeiro deste ano, seguindo-se o Bengo com 2.756 casos, o Cuanza Norte com 1.198, Benguela com 1.072, Icolo e Bengo com 938, Malanje com 350, Cuanza Sul com 108, Cabinda com 95, Zaire com 59, Huambo com 31, Namibe com 31, Uíje com 15, Huíla com 12, Cubango com 10, Bié com dois, Cunene com um, e Lunda Sul com um.

As pessoas infetadas têm idades compreendidas entre os dois e 100 anos, dos quais 6.343 (55%) do sexo masculino e 5.191 (45%) do sexo feminino.

Nos últimos três meses, ocorreram 438 mortes, das quais 179 em Luanda, 109 no Bengo, 50 no Cuanza Norte, 43 em Benguela, 26 em Icolo e Bengo, 14 em Malanje, 10 no Cuanza Sul, três no Zaire, três em Cabinda e uma no Namibe.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights