Impacto da dieta na DII

16 de Abril 2025

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Importa desde logo esclarecer que não existe uma dieta universal para a DII. Cada organismo reage de forma diferente, e o que é bem tolerado por uma pessoa pode ser prejudicial para outra. Em geral, durante as fases ativas da doença, a prioridade é reduzir a inflamação e o desconforto, optando por alimentos de fácil digestão e evitando os que possam irritar o trato gastrointestinal.

Já durante os períodos de remissão, em que a inflamação está controlada, é possível (e desejável) reintroduzir gradualmente alimentos mais variados, privilegiando uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Uma das principais preocupações é evitar carências nutricionais. A DII pode dificultar a absorção de vitaminas e minerais essenciais como ferro, cálcio, vitamina D e B12. Nalguns casos, pode ser necessário recorrer à suplementação, sempre com acompanhamento clínico.

Manter um diário alimentar pode ajudar a identificar padrões e perceber que alimentos provocam desconforto. Evitar produtos ultraprocessados, refeições pesadas e alimentos muito condimentados é uma prática frequentemente recomendada, embora cada caso deva ser analisado individualmente.

Iniciativas como a série “Dar a volta à DII”, promovida pela APDI, contribuem para esclarecer e apoiar quem vive com a doença. A informação acessível e o apoio profissional fazem toda a diferença no percurso de cada pessoa.

veja o vídeo aqui

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Monitorização da Oferta Alimentar em Meio Escolar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE) publicaram os resultados da segunda avaliação à implementação do Despacho n.º 8127/2021, de 17 de agosto, que regula a oferta alimentar nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública.

CUF investe 11 milhões em nova clínica em Mafra

A nova Clínica CUF Mafra abriu portas na Quinta das Pevides, resultado de um investimento de 11 milhões de euros, criando 100 novos postos de trabalho e ampliando a oferta de cuidados de saúde para mais de 86 mil habitantes do concelho.

MAIS LIDAS

Share This