Avaliação do risco cardiovascular em destaque na Católica Nursing Talk no Porto

1 de Maio 2025

A próxima edição da Católica Nursing Talk, a 30 de abril no Porto, reúne especialistas em enfermagem para debater instrumentos de avaliação do risco cardiovascular e estratégias de prevenção, com foco na reabilitação cardíaca.

A Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, organiza no dia 30 de abril de 2025, às 18h00, uma nova sessão do ciclo Católica Nursing Talks, dedicada ao tema “Avaliação do Risco Cardiovascular: instrumentos de medida e medidas preventivas”. O evento, que terá lugar no Auditório Carvalho Guerra, pretende aprofundar o debate sobre as doenças cardiovasculares, que continuam a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em Portugal e a nível global.

A sessão contará com a participação de três enfermeiros especialistas: Maria Loureiro, especialista em Enfermagem de Reabilitação; Ana Gomes, especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária; e Bruno Delgado, docente da Universidade Católica Portuguesa – Porto e especialista em Enfermagem de Reabilitação. Os intervenientes irão explorar os principais instrumentos de predição do risco de doença coronária, sublinhando a importância da identificação precoce destes riscos para reduzir a incidência e a gravidade da doença.

Durante a iniciativa, será também dada especial atenção à reabilitação cardíaca, destacada como elemento fundamental no tratamento, estabilização e prevenção de recidivas da doença coronária isquémica. Os especialistas irão partilhar a sua experiência sobre a estruturação e desenvolvimento dos programas de reabilitação cardíaca, essenciais para atrasar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

As Católica Nursing Talks são sessões gratuitas, mas sujeitas a inscrição obrigatória, e visam promover a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais no âmbito da enfermagem, reforçando o papel dos profissionais de saúde na prevenção e gestão das doenças cardiovasculares.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia do Trabalhador: Enxaqueca é também uma questão laboral

No Dia do Trabalhador, destaca-se o impacto silencioso da enxaqueca na vida profissional de milhares de portugueses, responsável por absentismo, baixa produtividade e discriminação no local de trabalho, exigindo novas respostas das empresas.

Doze medidas de Saúde para qualquer novo governo

O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando a articulação entre hospitais, cuidados primários, cuidados continuados e ERPI. Propõe ainda soluções transitórias para a falta de médicos e aposta na dedicação plena para profissionais do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights