Equipa de Radiologia de Intervenção da ULSGE demite-se em bloco após saída da liderança

26 de Maio 2025

A equipa médica de Radiologia de Intervenção da ULSGE, responsável pela criação da primeira unidade do Norte com resposta 24/24h, apresentou a demissão coletiva após a saída do Conselho de Administração e do Diretor de Serviço.

Em 2020, a Unidade Local de Saúde Gaia-Espinho (ULSGE) assistiu à nomeação de um novo Diretor de Serviço para a Imagiologia e à formação de uma equipa inovadora de Radiologia de Intervenção, composta maioritariamente por médicos que, à data, exerciam fora do Serviço Nacional de Saúde. Estes profissionais aceitaram sacrificar rendimentos e qualidade de vida para concretizar o objetivo de criar a primeira Unidade de Radiologia de Intervenção do Norte do país com resposta permanente, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Desde então, a equipa protagonizou uma revolução nos cuidados de saúde da região, aumentando exponencialmente o número de procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados e acolhendo doentes provenientes de hospitais, cuidados de saúde primários e unidades de cuidados paliativos de todo o país. Tornaram-se pioneiros na implementação de técnicas inovadoras, reconhecidas a nível nacional e internacional, e deram formação a médicos internos de vários hospitais portugueses.

A unidade foi distinguida como Centro de Treino de Referência pela Sociedade Europeia de Radiologia de Intervenção (CIRSE), recebendo médicos internos de outros países europeus para subespecialização. A equipa participou em múltiplos eventos científicos, desenvolveu projetos de investigação aprovados pela Comissão de Ética, publicou em revistas nacionais e internacionais e organizou cursos, congressos e workshops de referência na área.

O sucesso alcançado foi atribuído ao apoio do Conselho de Administração (presidido pelo médico Rui Guimarães, na imagem) e do Diretor de Serviço, fundamentais na aquisição de dispositivos médicos, investimento em equipamentos e contratação de recursos humanos. Contudo, a recente saída destas figuras de liderança motivou a decisão unânime da equipa médica de Radiologia de Intervenção de rescindir o contrato com a instituição, por não reconhecerem nos seus substitutos as condições necessárias à continuidade do projeto.

A decisão marca o fim de um ciclo de inovação e dedicação ao Serviço Nacional de Saúde, deixando em aberto o futuro da Radiologia de Intervenção na ULSGE, mas com a promessa de que o trabalho desenvolvido pela equipa terá continuidade noutros contextos.

RR/HN/MM

1 Comment

  1. Maria Ferreira

    Muito bem colegas!
    De agradecer a vossa dedicação.
    De louvar a vossa união.
    De seguir o vosso exemplo.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ricardo Dinis Oliveira: “Sem ecossistemas saudáveis, não há saúde humana”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ricardo Dinis Oliveira, toxicologista e professor catedrático da CESPU, defende a integração urgente da abordagem One Health nas políticas públicas para enfrentar zoonoses, resistência antimicrobiana e alterações climáticas, destacando o papel da formação e vigilância integrada

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights