Gilead desmente OMS quanto à utilização de remdesivir

20 de Novembro 2020

A Gilead Sciences veio esta sexta-feira responder às ultimas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, que desaconselham a utilização do medicamento remdesivir no tratamento de doentes com Covid-19. Segundo a farmacêutica, a utilização do Veklury (remdesivir) em doentes com Covid-19 é baseada em evidências sólidas

“Estas recomendações baseiam-se na evidência sólida de múltiplos estudos aleatorizados e controlados divulgados em publicações científicas revistas por pares, que validam os benefícios clínicos de Veklury, incluindo a recuperação significativamente mais rápida, que pode libertar recursos hospitalares limitados”, pode ler-se no comunicado enviado pela farmacêutica às redações.

O remdesivir é hoje reconhecido como tratamento padrão para doentes hospitalizados com COVID-19 nas orientações clínicas de inúmeras organizações nacionais conceituadas, incluindo, entre outros, o National Institutes of Health e a Infectious Diseases Society of America nos EUA, bem como os seus congéneres no Japão, Reino Unido e Alemanha.

“Lamentamos que as diretrizes da OMS pareçam ignorar esta evidência numa altura em que os casos estão a aumentar dramaticamente em todo o mundo e os médicos confiam em Veklury como o primeiro e único tratamento antiviral aprovado para utilização em doentes com COVID-19 em cerca de 50 países”, continua o comunicado.

As afirmações da OMS divulgadas na quinta-feira são baseadas no ensaio clinico global, multicêntrico e aberto Solidarity, que conclui que o remdesivir “não tem qualquer efeito significativo na mortalidade ou noutros resultados importantes para os doentes, como a necessidade de ventilação ou a rapidez nas melhoras”, pode ler-se no comunicado da OMS.

Já a Gilead Sciences desmente a Organização Mundial de Saúde e afirma que “as provas sólidas de múltiplos estudos aleatorizados e controlados, disponibilizados em publicações científicas revistas por pares, validam os benefícios clínicos de Veklury. Os resultados do ensaio ACTT-1 do National Institute of Allergies and Infectious Diseases concluíram que o tratamento com Veklury resultou em melhorias clinicamente significativas através de múltiplas avaliações de resultados em doentes hospitalizados com COVID-19”.

“Estes dados foram revistos por pares, publicados no New England Journal of Medicine e apoiaram a inclusão de Veklury em inúmeras orientações de tratamento. O ACTT-1 é um ensaio clínico aleatorizado, duplamente-cego e controlado por placebo – o padrão de excelência para avaliar a eficácia e segurança dos medicamentos em investigação”.

“O tratamento de doenças críticas com medicamentos que combatem o agente causador tem sido a pedra angular dos cuidados médicos. Como antiviral, Veklury inibe a replicação do SARS CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, reduzindo a carga viral no organismo. Combinações de Veklury com agentes anti-inflamatórios estão a ser estudadas para potencialmente melhorar os resultados para os doentes com COVID-19, sobretudo em doentes com formas graves de doença”, acrescenta a farmacêutica.

 

 

1 Comment

  1. Antonio Branco

    A industria farmacêutica não está acostumada a não mandar nos resultados oficiais!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights