CUF disponibiliza teleconsultas com duas horas de antecedência

16 de Dezembro 2020

A CUF passou desde ontem a dispor do serviço “Teleconsulta do Dia”, que permite marcar uma teleconsulta apenas com duas horas de antecedência, assegurando a disponibilidade de um médico para casos de doença aguda não urgente.

O agendamento é feito de acordo com a conveniência do doente e a Teleconsulta do Dia pode ser realizada a partir de casa ou de outro local à escolha do doente.

O novo serviço está disponível para adultos e crianças, e garante um apoio médico no próprio dia, evitando constrangimentos, como o de despender tempo de deslocação a uma unidade de saúde.

As prescrições de medicamentos e exames, assim como o relatório da consulta efetuada, estarão sempre acessíveis na aplicação My CUF, permitindo uma agilização.

Na sequência da Teleconsulta do Dia, e se o doente necessitar de uma consulta de seguimento ou de exames de diagnóstico, poderá marcá-los de imediato para o hospital ou clínica CUF da sua conveniência, com o apoio administrativo disponível. Caso, durante a consulta, sejam identificados critérios que justifiquem uma avaliação ou tratamento presencial, o doente é encaminhado para o Atendimento Permanente de uma Clínica ou Hospital CUF da sua conveniência ou orientado para outra unidade de saúde da sua preferência.

Caso o doente seja encaminhado para uma unidade CUF, a equipa médica – alertada da chegada do doente – poderá consultar os registos clínicos efetuados durante a Teleconsulta do Dia, permitindo uma resposta clínica mais célere.

Esta é uma opção disponível para casos de doença aguda não urgente, como alterações na pele, dor articular, dor lombar, dor de ouvidos ou garganta, febre, inflamação ou ardor nos olhos, náuseas, vómitos, queixas urinárias, tosse ou outras queixas respiratórias.

O serviço pode ser agendado através do site da CUF, do My CUF ou por telefone, através do número 21 405 45 45. Está disponível para adultos e crianças, todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 24h.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This