Macau recebe primeiro lote de 100 mil vacinas

7 de Fevereiro 2021

Macau recebeu no sábado o primeiro lote de 100 mil vacinas contra a covid-19, da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, informaram as autoridades do território.

O primeiro carregamento de vacinas chegou a Macau após uma viagem por via terrestre desde Pequim que durou “mais de 30 horas” e contou com “a total cooperação do Gabinete de Ligação do Governo Central”, indicaram as autoridades do território, em comunicado.

A vacina da Sinopharm foi “desenvolvida com a tecnologia tradicional de inativação de vírus” e “os dados clínicos existentes mostram que tem boa segurança e eficácia”, explicaram.

“Os Serviços de Saúde de Macau efetuaram uma revisão dos dados da análise intercalar da terceira fase do estudo clínico desta vacina, que indicam que a proteção […] é de 80% e a incidência de reações adversas não é elevada”, pode ler-se no comunicado.

Além da vacina da Sinopharm, o Governo de Macau deu luz verde também à compra da “vacina de mRNA da Fosun-BioNTech” e da “vacina baseada em vetor adenoviral da AstraZeneca”.

“Estas três vacinas foram aprovadas para a utilização urgente ou comercializadas em determinadas condições em muitos países ou regiões, e deverão chegar de forma sucessiva a Macau durante o ano de 2021”, adianta-se na nota.

O Governo participa ainda no plano global de aquisição colectiva promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI), para aquisição de algumas vacinas.

No início desta semana, as autoridades sanitárias adiantaram que as primeiras vacinas poderão começar a ser administradas ainda na primeira quinzena de fevereiro, altura em que se celebra o Ano Novo chinês.

Em janeiro, o executivo já tinha determinado que as vacinas serão gratuitas, incluindo para estudantes e trabalhadores não residentes (TNR), não sendo a vacinação obrigatória.

Nessa altura, o Governo informou igualmente que deverão chegar ao território 400 mil doses de cada uma de três vacinas encomendadas à farmacêutica chinesa Sinopharm, ao laboratório britânico AstraZeneca e à BioNtech/Pfizer.

Numa primeira fase, serão vacinadas as pessoas consideradas prioritárias ou de alto risco, como profissionais de saúde, agentes da polícia, bombeiros, profissionais da aviação e transportes públicos e também trabalhadores do setor da alimentação, além de pessoas que tenham de viajar para zonas endémicas.

Considerado uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de covid-19, Macau contabilizou apenas 48 casos desde que o novo coronavírus chegou ao território, no final de janeiro de 2020, não tendo registado até hoje nenhuma morte provocada pela doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This