Biotecnológica de Cantanhede aposta no desenvolvimento de imunoterapias

18 de Fevereiro 2021

 A empresa Immunethep, sediada em Cantanhede, assinou um acordo de investigação com a farmacêutica Merck Sharp and Dohme MSD com o objetivo de “desenvolver imunoterapias inovadoras para infeções bacterianas”.

A empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de imunoterapias antibacterianas assinou um acordo com a farmacêutica MSD para avaliar a gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase bacteriana (GAPDH) como um alvo de imunoterapias para o tratamento e/ou prevenção de infeções bacterianas.

“Acreditamos que o desenvolvimento de imunoterapias em colaboração com a MSD, tendo como alvo o mecanismo de virulência que descobrimos, representa um marco significativo para a Immunethep e reflete o trabalho promissor que temos vindo a desenvolver no campo das infeções bacterianas”, refere Bruno Santos, CEO da Immunethep.

A Immunethep, sediada em Cantanhede, desenvolveu estratégias para combater a resistência antimicrobiana para a neutralização da GAPDH bacteriana.

A primeira imunoterapia desenvolvida foi a vacina Paragon Novel Vaccine (PNV), que visa induzir anticorpos específicos para a GAPDH para proteger a pessoa da infeção por “bactérias patogénicas conhecidas pela sua resistência a antibióticos”-

A Immunethep está a investigar o potencial uso de “anticorpos monoclonais contra a GAPDH bacteriana (UnimAb) para tratar casos de infeção aguda”, lê-se em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa.

A neutralização da GAPDH bacteriana serve para a “criação de imunoterapias para prevenir e travar infeções bacterianas”, que atualmente representam um risco de saúde pública no mundo.

Nesta colaboração, a empresa farmacêutica MSD financiará a investigação, que tem como objetivo “avaliar o mecanismo de ação da GAPDH bacteriana em humanos e, por outro lado, perceber se a presença de anticorpos circulantes anti-GAPDH constitui um fator de diagnóstico favorável em indivíduos pertencentes a grupos de risco para este tipo de infeções”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights