Docente do IPS Ana Paula Mendes premiada por investigação em terapia da fala

26 de Março 2021

O artigo, intitulado "Práticas e Competências de Investigação do Terapeuta da Fala em Portugal", resultou de um trabalho desenvolvido pela equipa da Comissão de Inovação e Desenvolvimento (CID) da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), presidida por Ana Paula Mendes - docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) - entre 2017 e 2020.

Ana Paula Mendes conduziu uma investigação que acaba de ser distinguida com o prémio de Melhor Artigo Científico pela Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF) referente a 2020.

“Sendo a investigação científica o motor do desenvolvimento clínico, tornou-se relevante questionar como se sentiam os terapeutas da fala portugueses relativamente às suas competências de investigação”, contextualiza a investigadora, citada em comunicado.

O estudo analisou as respostas a um questionário online, no qual participaram 86 terapeutas da fala com prática clínica em Portugal. Os resultados revelaram que a carga horária destes profissionais é maioritariamente clínica (59,6%), sendo a investigação científica uma das práticas com menor carga horária dedicada (9,8%). Contudo, a maioria dos terapeutas da fala inquiridos reportou estar envolvida em projetos de investigação (53,5%).

Pós-doutorada em Ciências da Fala, Ana Paula Mendes lecionou igualmente na Universidade de Aveiro e nas universidades da Flórida e Indiana University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, país onde também desenvolveu prática clínica em terapia da fala.

A docente é responsável pela criação de vários instrumentos de linguagem, fala e voz, como a ESFALA – Escala de Desenvolvimento dos Sons da Fala e a EAVOCZ –, Escala de apreciação da voz cantada, sendo que esta última foi publicada em três línguas.

A propósito do prémio, que partilha com os coautores Miriam Moreira, David Guerreiro, David Nascimento, Inês Tello Rodrigues e Vânia de Aguiar, Ana Paula Mendes refere a importância de “sermos reconhecidos pelo que fazemos, com tanto gosto e ao mesmo tempo com sacrifício”, sublinhando que a “excelência do resultado final se deve à dinâmica da equipa:  respeitando as características individuais e autónomas de cada um, que se transformam num grupo com potencialidades exponenciais”.

O Prémio RPTF é uma distinção de incentivo à investigação científica, sendo atribuído anualmente pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) a autores seus associados que tenham publicado artigos científicos na Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF).

PR/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This