A atividade física é a melhor prevenção para a sua saúde

6 de Abril 2021

Elisete Ferreira, enfermeira do P5 (centro de medicina digital da Escola de Medicina)

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A atividade física é a melhor prevenção para a sua saúde

06/04/2021 | O MINHO

Hoje é um dia importante para relembrar e promover a importância de nos mantermos ativos e lutar contra o sedentarismo: celebramos o Dia Mundial da Atividade Física. O exercício físico é essencial para promover a saúde e o bem-estar, diminuindo a necessidade de cuidados de saúde da nossa população.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 4 a 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se fossemos mais ativos.  

Não é difícil pensar nas vantagens que o exercício físico acarreta – são imensas. Diminuímos o risco de desenvolver várias doenças crónicas (como a diabetes ou hipertensão), conseguimos controlar o nosso peso, reduzimos o stress e a incidência de depressão, promovendo o bem-estar psicológico. 

Quando falamos em rotinas de exercício físico, pensamos logo em entrar num ginásio e ter treinos frequentes. Pode ser de facto uma alternativa, mas não precisa de ser a única opção. É fundamental perceber que a atividade física é acessível a todos e começa por pequenas alterações no nosso dia-a-dia, que ao fim de semanas, meses e anos proporcionam resultados muito positivos em cada um de nós.  

As mudanças no nosso comportamento podem começar por exemplo, por usar as escadas em vez do elevador, fazer caminhadas, ir a pé para o trabalho. Se utilizar o carro, optar por deixá-lo mais longe para poder caminhar. Se tiver uma pausa grande para almoço, evitar ficar sentado e fazer 15/30 minutos de caminhada. 

Procure atividades recreativas e eventos nos quais possa participar. Faça jardinagem, mantenha as tarefas domésticas e diárias, ouça música e dance. O segredo é não parar sentado muitas horas e tentar arranjar atividades simples que o façam sentir bem – e lhe façam bem. 

Como nos relembra a Organização Mundial de Saúde: “qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor”. 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This