A Junshi Biosciences e a Lilly & Company anunciaram o estabelecimento de um acordo para desenvolverem em conjunto terapêuticas à base de anticorpos para a eventual prevenção e tratamento e prevenção da COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARSCoV-2. Foram produzidos múltiplos anticorpos neutralizantes e está previsto que o principal, dos anticorpos identificados, inicie a fase dos testes clínicos até ao final de junho. Este pode vir a ser mais uma arma terapêutica para combate ao COVID-19, no futuro., anunciam as empresas em comunicado enviado às redações.
Na nota pode-se ler que “no início do surto de COVID-19, a Junshi Biosciences — uma empresa biofarmacêutica chinesa especializada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de terapêuticas inovadoras —iniciou um dos primeiros esforços de I&D da indústria com vista à descoberta de terapêuticas de combate à COVID-19”.
“Desde o início do surto de COVID-19, temos estado a desenvolver todos os esforços no sentido de nos juntarmos à luta contra a pandemia. O estabelecimento deste acordo com a Lilly irá permitir-nos acelerar o desenvolvimento clínico de anticorpos anti-SARS-CoV-2 Junshi a nível mundial,” afirmou o Dr. Ning Li, CEO da Junshi Biosciences, citado pelo comunicado. “Ao mesmo tempo, aproveitando a presença e as capacidades da Lilly a nível mundial, poderemos chegar a populações mais vastas de doentes com COVID-19 num maior número de países e regiões.” acrescenta
Segundo o Dr. Daniel Skovronsky, chief scientific officer da Lilly e presidente dos Laboratórios de Pesquisa da Lilly, “Perante o aumento contínuo do número de casos em todo o mundo, há uma necessidade urgente de estudar múltiplas abordagens, que possam complementar-se, para fazer face a esta doença,” acrescentando que “Os dados produzidos pela Junshi Biosciences sugerem que o principal anticorpo pode ter as propriedades necessárias para que que se proceda ao teste do seu uso terapêutico nos doentes e, ao mesmo tempo, se explore o seu potencial de prevenir a infeção em pessoas de risco. Estamos empenhados nesta parceria com a Junshi Biosciences para começar rapidamente a testar esta nova terapêutica potencial em ensaios clínicos.”
A Lilly terá uma licença exclusiva para proceder ao desenvolvimento clínico, fabrico e distribuição dos produtos fora da região da Grande China. A Junshi Biosciences manterá todos os direitos na região da Grande China.
Sobre os Anticorpos Anti-SARS-CoV-2 Junshi
O JS016 é um anticorpo monoclonal neutralizante inteiramente humano, específico do domínio do receptor de ligação da proteína spike to SARS-CoV2, que consegue bloquear eficazmente a ligação do vírus ao recetor ACE2 presente na superfície das células do hospedeiro. O projeto é desenvolvido em conjunto pela Junshi Biosciences e pelo Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa das Ciências.
No início do surto de COVID-19, a Junshi Biosciences lançou rapidamente um programa de pesquisa e desenvolvimento de anticorpos neutralizantes para combater a COVID-19. Passados dois meses, a empresa tinha concluído a produção de um novo fármaco em investigação que permitia a realização de estudos pré-clínicos, o desenvolvimento do processo e a elaboração de um estudo de toxicidade de boas práticas laboratoriais e, ainda, a produção com boas práticas de fabrico de material clínico, aproveitando a plataforma tecnológica da empresa. O objetivo da Junshi Biosciences e da Lilly é submeterem à aprovação um novo fármaco em investigação e iniciar estudos clínicos nos Estados Unidos no segundo trimestre do ano. Entretanto, a empresa mantém uma comunicação ativa com o Center for Drug Evaluation da National Medical Products Administration para iniciar o processo de submissão de um IND na China o mais depressa possível.
CI/HN
0 Comments