Ao longo da manhã de sábado, vários especialistas irão abordar o tema e apresentar casos clínicos relevantes, com o objetivo de “familiarizar os médicos radiologistas e técnicos de radiologia sobre o tipo de lesões mais frequentes e o tipo de apresentação dessas lesões, de forma a possibilitar um diagnóstico rápido e eficiente”, explica o médico radiologista Fernando Torrinha, um dos oradores do webinar.
De acordo com o especialista, apesar das situações de urgência em cabeça e pescoço não serem muito frequentes, “podem ser muito graves. Reconhecer os padrões das patologias que necessitam intervenção urgente passa por rever a anatomia dos espaços cervicais e as patologias mais relevantes neles encontradas, tanto no adulto como na criança”, lê-se no comunicado de imprensa.
“Perturbação da via aerodigestiva superior, ou seja, situações que comprometem a respiração ou a deglutição e ainda as situações infecciosas, nomeadamente todo o tipo de inflamações, infeções, fleimões e abcessos do anel de Waldeyer e do compartimento visceral do pescoço, além das situações de trauma facial e cervical, incluindo a aspiração ou deglutição acidental de corpos estranhos” são, segundo o especialista, as situações de urgência mais frequentes. “E muitas vezes urgências clínicas com perigo de vida por causa, precisamente, da perturbação da via aérea”, o que torna a rapidez da terapêutica “extremamente importante. A imagiologia permite localizar e definir a doença para melhor ação terapêutica, se necessário de intervenção”, acrescenta Fernando Torrinha.
Este webinar, organizado pela Affidea Portugal, conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear e da Nova Medical School. A inscrição é gratuita e obrigatória.
Mais informações no site da Affidea Portugal.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments