Treze mortos e dois feridos graves em queda de teleférico em Itália

23 de Maio 2021

A queda de uma cabina de teleférico causou 13 mortos e dois feridos graves hoje em Stresa, localidade do Piemonte, no norte de Itália, segundo um novo balanço apresentado como definitivo pelos serviços de emergência.

“O balanço final do trágico acidente é de 13 vítimas mortais e dois feridos graves transportados de helicóptero para Turim”, indicaram os serviços de socorro alpinos através da rede social Twitter.

Um anterior balanço dava conta de 12 mortos e dois feridos.

Os dois feridos são crianças de nove e cinco anos, que estão hospitalizadas em Turim.

A primeira está em reanimação e o seu prognóstico vital está comprometido, segundo o diário Il Corriere della Sera.

A segunda, consciente, tem um traumatismo craniano e as pernas partidas.

Segundo o mesmo jornal, entre as vítimas estão turistas alemães, informação que não foi confirmada por fonte oficial.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, deu conta num comunicado da sua “dor profunda”.

O acidente ocorreu cerca das 12:30 locais (11:30 em Lisboa) a 100 metros da estação do cume e ter-se-á devido a um cabo que se partiu, causando a queda da cabina, na qual se encontravam 15 pessoas. As cabinas podem transportar mais de 35 passageiros.

O presidente da região de Piemonte declarou-se “arrasado”.

“É uma grande tragédia, que nos deixa sem fôlego”, reagiu Alberto Círio.

As primeiras imagens do acidente divulgadas pelas autoridades mostram bombeiros e polícias à volta dos destroços da cabina, que caiu numa zona arborizada, cuja forte inclinação dificulta o acesso.

O ministro das Infraestruturas, Enrico Giovannini, anunciou a criação de uma comissão de inquérito.

O teleférico liga em 20 minutos a localidade de Stesa, estação balnear nas margens do lago Maior, ao monte Mottarone, que culmina a quase 1.500 metros e oferece vistas espetaculares dos Alpes.

A estrutura esteve encerrada entre 2014 e 2016 para trabalhos de manutenção.

As margens do lago Maior, entre a Suíça e a Itália, são um destino popular para turistas nacionais e estrangeiros.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou através do Twitter as suas “mais sinceras condolências às famílias e amigos que perderam um ente querido neste trágico acidente”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This