França: Médicos de família já podem prescrever a PrEP

4 de Junho 2021

Em França, desde o início da epidemia de Covid-19, as prescrições de PrEP diminuíram 80%. Mas a partir do início deste mês, deixou de ser necessário ir ao hospital. Os médicos de família já podem prescrever o medicamento.

“Este é um grande passo em frente na luta contra a SIDA, tendo em atenção que, em França, todos os anos são diagnosticadas pelo menos 6.000 novas infeções”, noticiava a Rádio “Inter France”.

A partir do passado dia 1 de junho, “a profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o VIH pode ser prescrita por todos os médicos, começando pelos clínicos de Medicina Geral e Familiar , quer se trate de uma renovação de prescrição ou de uma primeira prescrição”.

A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infeção pelo VIH. O objetivo da PrEP é prevenir a infeção pelo VIH e promover uma vida sexual mais saudável.

Em França, desde o início da crise sanitária, as primeiras prescrições deste tratamento diminuíram 80%. Até agora, para o obter, era necessário ir a um centro de rastreio e diagnóstico gratuito (CeGIDD) ou ao hospital. Isso desencorajava os doentes numa altura em que os hospitais continuam sobrelotados devido à pandemia.

“A crise sanitária pôs em evidência a queda na atividade de rastreio do VIH (menos10%) e das DST bacterianas (menos 6%) em 2020, bem como a diminuição da utilização da PrEP”, estima o Ministério da Saúde francês.

“Houve menos 650.000 testes VIH desde o início da epidemia”, advertiam os responsáveis da Associação “Sidaction”, no passado mês de março.

Segundo a Associação “AIDES” quando o medicamento é tomado de acordo com o calendário indicado, “o risco de infeção é mínimo”.

A PreP está disponível em França desde 2016, mas ainda é pouco utilizada. Estão registados menos de 30.000 pacientes, o que é insuficiente para quebrar a transmissão. A sua utilização continua a ser insuficiente entre os homens que fazem sexo com homens. E nas mulheres ronda apenas os 3%, segundo dados avançados pela rádio francesa.

Um estudo francês realizado durante três anos com 3.000 pacientes na região de Ile-de-France mostrou quase 100% de eficácia. “Apenas foram relatadas seis infeções por VIH , porque o tratamento tinha sido mal seguido. Há algumas semanas, o “Conseil National du Sida et des Hépatites Virales” (CNS) apelava a uma mudança de escala. Foi agora ouvido”, concluía a “Inter France”.

Adelaide Oliviera

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights