
Angola com mais 180 casos de cólera, mas sem registo de mortos nas últimas 24 horas
Angola não registou óbitos por cólera nas últimas 24 horas, período em que foram notificados 180 novos casos, acumulando desde o início do surto 383 mortes e 9.965 casos, divulgou hoje o Ministério da Saúde.
Primeiro ministro da Saúde de Moçambique critica greve, mas reconhece direito
O primeiro ministro da Saúde de Moçambique, Hélder Martins, reconheceu hoje o direito à greve dos profissionais de saúde moçambicanos, mas admitiu que “não é bom” que haja paralisações no setor.

Angola acumula mais 511 casos de cólera e 27 mortes em três dias
Angola reportou mais 511 casos de cólera nos últimos três dias, dos quais 27 fatais, estando agora a província de Benguela no epicentro da doença, segundo os boletins epidemiológicos no Ministério da Saúde.

Cólera já matou 45 e infetou mais de 2.000 na província moçambicana de Nampula
O número de mortos provocados pelo surto de cólera na província moçambicana de Nampula subiu de 37 para 45 nos últimos dias, acumulando mais de 2.000 casos desde outubro, segundo atualização oficial da evolução da doença.

Voluntariado é taxado como produto importado na Guiné-Bissau
O voluntariado está onde falha o Estado na Guiné-Bissau, através de organizações que doam trabalho, equipamentos e materiais, mas estes são taxados como produtos importados nas alfândegas guineenses, queixam-se essas instituições sociais.

PR de Moçambique promete investir e melhorar condições de trabalho dos médicos
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo (na imagem), prometeu hoje continuar a investir na formação, valorização e melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, quando se assinala o dia do médico moçambicano.

Tuberculose matou 280 pessoas na província moçambicana de Nampula em 2024
Pelo menos 280 pessoas morreram devido à tuberculose na província de Nampula, no norte de Moçambique, no ano passado, segundo dados do executivo provincial, consultados hoje pela Lusa, que apontam as crianças como as principais vítimas.

Cólera em Angola chega ao Namibe e ultrapassa os nove mil casos
O surto de cólera em Angola totalizou 349 mortos e 9.081 casos, desde janeiro, com a província do Namibe a registar o primeiro caso, subindo para 17 as regiões afetadas, divulgaram as autoridades sanitárias.

Desinformação sobre cólera leva à vandalização de 70 escolas no norte de Moçambique
Cerca de 70 escolas foram vandalizadas devido aos protestos relacionados com a desinformação sobre um surto de cólera na província de Nampula, no norte de Moçambique, anunciaram as autoridades locais.

Cabo Verde promete reforçar medidas após morte de bebés no principal hospital
O primeiro-ministro cabo-verdiano prometeu hoje reativar a Comissão Nacional de Perinatologia, medicina materno-fetal, para “investigar óbitos maternos e neonatais”, semanas depois da morte de cinco recém-nascidos prematuros no principal hospital de Cabo Verde.

Moçambique distribui 1,7 milhão de redes mosquiteiras em Cabo Delgado contra malária
O Governo moçambicano vai distribuir 1.771.400 redes mosquiteiras tratadas com inseticida na província de Cabo Delgado, norte do país, para prevenir a transmissão da malária, foi hoje divulgado.

Taxa de incidência da tuberculose em Angola aumentou 28% entre 2023 e 2024
A taxa de incidência da tuberculose em Angola aumentou 28% em 2024 face ao ano anterior, tendo sido notificados quase 90 mil casos, informou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa.

Cólera atinge mais duas províncias angolanas e acumula 8.543 casos e 329 mortos
A cólera continua a avançar em Angola com as províncias do Bié e da Lunda Sul a juntarem-se às regiões afetadas, acumulando agora 8.543 casos, com 252 novas infeções e 11 mortes reportadas no fim de semana.

Mais seis mortos em surto de cólera na província moçambicana de Nampula
As autoridades de saúde moçambicanas registaram mais seis mortos por cólera em cerca de 10 dias na província de Nampula, com o total de infetados desde outubro a subir para quase 1.800, foi hoje anunciado.

Brasil e São Tomé e Príncipe reforçam parceria na área da saúde
O Brasil e São Tomé e Príncipe assinaram na sexta-feira um memorando de entendimento na área da saúde para reforçar a formação de recursos humanos e as parcerias “para recursos técnicos, tecnológicos, científicos e humanos”.

A cólera apanhou o comboio e deixou um rasto de morte no Luinha
Há cinco dias que o comboio já não passa no Luinha. Foi ele, dizem, que trouxe a cólera de Luanda e, por isso, o serviço ferroviário foi suspenso, deixando a localidade angolana ainda mais isolada.

PR insiste em avaliação ao principal hospital de Cabo Verde após mortes de bebés prematuros
O Presidente cabo-verdiano afirmou hoje não fazer sentido que morram recém-nascidos no principal hospital do país, sem esclarecimentos, e voltou a pedir uma avaliação ao sistema de saúde, após o Governo admitir cinco mortes.

UNITA acusa autoridades angolanas de descontrolo no combate ao surto de cólera
O grupo parlamentar da UNITA acusou hoje as autoridades angolanas de descontrolo no combate ao surto de cólera, durante um debate no parlamento, de iniciativa do maior partido da oposição.

Cólera matou mais de 300 pessoas em Angola
Mais de 300 pessoas morreram vítimas da cólera em Angola desde 07 de janeiro, num total de 8.141 casos em 14 províncias, anunciou o Ministério da Saúde.

Mães exigem investigação após morte de bebés prematuros no principal hospital de Cabo Verde
Mães que perderam bebés prematuros no principal hospital de Cabo Verde, em fevereiro, queixaram-se à Lusa de falta de cuidados, exigindo uma investigação, uma semana depois de o Governo ter admitido o registo de cinco mortes.

Governo moçambicano alerta que uma greve no setor da saúde será um desastre
O ministro da Saúde moçambicano alerta que uma eventual greve no setor será “um desastre” e pediu diálogo aos profissionais, após estes ameaçarem com uma paralisação se o Governo não melhorar as suas condições de trabalho até ao final de março.

Surto de cólera matou 42 pessoas desde outubro em duas províncias moçambicanas
As autoridades sanitárias moçambicanas registaram 42 mortos e 1.773 casos de cólera desde outubro na Zambézia e Nampula, províncias do centro e norte de Moçambique, indicam dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.
UNITA quer debate parlamentar sobre “proporções alarmantes” da cólera em Angola
A UNITA solicitou hoje um debate parlamentar sobre o surto de cólera no país, que desde janeiro matou quase 300 pessoas, referindo que esta é a “pior epidemia” registada em Angola nas últimas duas décadas.

Cólera já causou quase 300 mortes em Angola desde janeiro
A cólera matou 293 pessoas em Angola desde o inicio do surto, a 07 de janeiro, tendo sido registados até à data 7.760 casos, com o epicentro da epidemia agora no Cuanza Norte.

Angola com mais 163 casos de cólera, Cuanza Norte continua a preocupar
Angola reportou 163 novos casos de cólera, um terço dos quais na província do Cuanza Norte, onde foram também contabilizadas mais três mortes nas últimas 24 horas.

Surto de cólera na localidade angolana da Luinha está controlado
O governo do Cuanza Norte diz que o surto de cólera na localidade angolana do Luinha, onde em 24 horas morreram 13 pessoas, está controlado, tendo sido vacinadas 1.927 pessoas.
ÚLTIMAS
Infarmed alarga utilização de medicamento para fibrose quística a crianças dos 2 aos 5 anos
O Infarmed alargou a crianças entre os dois e os cinco anos o uso do medicamento Kaftrio para tratamento da fibrose quística no Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje a autoridade do medicamento.
Sobrevivente de cancro infantil português corre Maratona de Londres a favor da Acreditar
Sobrevivente de cancro infantil, João Nisa vai celebrar 20 anos de remissão da doença, participando na Maratona de Londres com o propósito de angariar fundos para a associação Acreditar, que sempre o acompanhou ao longo da sua jornada.
“Vamos Falar Sobre Desinformação”: Ordem dos Psicólogos Portugueses lança guia para ajudar a combater a desinformação
1 em cada 3 portugueses vê informações falsas/erradas quase todos os dias e cerca de 81% dos portugueses estão preocupados com a sua capacidade para distinguir conteúdo verdadeiro e falso na internet
Rui Afonso é o novo partner da ERA Group
Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde.
Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular
A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.
Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal
Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.
MAIS LIDAS
-
O que se exigia a trabalhadora(e)s! e não foi assim há tanto tempo …
Não decorreram assim tantos anos quanto se poderia pensar da época em que se impunham medidas laborais com grande impacto na vida da(o)s trabalhadora(e)s. Recentemente adquiri, [...] -
Saúde e Trabalho: a propósito de uma canção italiana de trabalho do séc. XIX
Provavelmente uma canção de trabalho italiana do final do século XIX, a Bella Ciao, terá sido desenvolvida no trabalho agrícola em arrozais. Entre nós, também [...] -
Associações improváveis: Presidentes da República e acidentes de trabalho!
A propósito da “telenovela” noticiosa do (des)convite do Presidente Jair Bolsonaro ao nosso Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que “canibalizou” os canais noticiosos deste “rectangulozinho [...]