Conversas em Rede

“SNS: Sim é Possível!”

Dia 9 de abril, das 19h30 às 21h00

A minha saúde, o meu direito” é o tema do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) em todo o mundo; em Portugal, “SNS: sim, é possível!” é a reflexão que se impõe, e que será aprofundada no próximo webinar das Conversas em Rede, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) em colaboração com o HealthNews e a FDC Consulting, no dia 9 de abril, entre as 19h30 e as 21h00.

No ano em que comemoramos os 50 anos da revolução de abril, o HealthNews, a APDH e a FDC Consulting unem-se em torno de um mote de esperança (“SNS: sim, é possível!”) para assinalar o Dia Mundial da Saúde e discutir o presente e o futuro de uma das maiores conquistas após o 25 de abril de 1974.

Com a participação de Ana Escoval (vogal da APDH), Carlos Cortes (bastonário da Ordem dos Médicos), Carlos Pereira Alves (presidente da APDH), Helder Mota Filipe (bastonário da Ordem dos Farmacêuticos), Jaime Melancia (presidente da Plataforma Saúde em Diálogo), Luís Barreira (bastonário da Ordem dos Enfermeiros), Miguel Múrias Mauritti (diretor do HealthNews), Pedro Pita Barros (especialista em Economia da Saúde), Victor Ramos (presidente da Fundação SNS e do Conselho Nacional de Saúde) e Xavier Barreto (presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares), pretende-se agregar diferentes perspetivas e contributos que possam influenciar o desenho de políticas que reforcem o papel do SNS enquanto imperativo constitucional.

O debate insere-se no ciclo de webinars Conversas em Rede, uma iniciativa da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em colaboração com a FDC Consulting, e será conduzido por Marina Caldas.

 

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas AQUI : https://www.apdh.pt/evento/49

Pode assistir ao Webinar no Facebook e no canal de Youtube da APDH

Conversas em Rede

Ep. 8 “A Saúde na Dinamarca – Descentralização, Integração, Profissionais e Inovação”

Dia 18 de janeiro, às 17h00

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP NOVA), promove no dia 18 de janeiro de 2024 (17h00 -18h30) o Webinar “A SAÚDE NA DINAMARCA – DESCENTRALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO, PROFISSIONAIS E INOVAÇÃO”. A iniciativa surge em resultado da visita de estudo ao Sistema de Saúde Dinamarquês, realizada em setembro 2023, pelos dos alunos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA e dirigentes de organizações de saúde portuguesas, a várias instituições centrais e prestadoras de cuidados de saúde (hospitais e outras organizações de proximidade) da Dinamarca.

É objetivo principal deste Webinar a partilha da realidade dinamarquesa no contexto do seu modelo de governação, organização e gestão integrada de cuidados; na gestão de recursos humanos e na gestão da inovação e dados, e a analise comparativa e reflexão sobre as aprendizagens e oportunidades de melhoria aplicáveis ao Serviço Nacional de Saúde Português.

Partilhamos infra o Programa do Webinar e informo que em breve a APDH partilhará todas as informações relativas ao acesso à plataforma onde terá lugar a iniciativa. Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas AQUI

PROGRAMA

17h00 – Boas-vindas APDH e ENSP NOVA
17h10 – Conhecer o Sistema de Saúde Dinamarquês

    1. Governação e organização do sistema de saúde dinamarquês
    2. Gestão e retenção de recursos humanos
    3. Descentralização e integração de cuidados
    4. Gestão da inovação e de dados em saúde

17h50 – A opinião dos Especialistas
18h30 – Debate com o público

Conversas em Rede

Ep. 7 “A Covid-19 num Novo Tempo : O que pensam os portugueses

Dia 22 de novembro, às 18h00
Atentos às políticas públicas nacionais, e numa fase em que a COVID-19 transita de pandemia para uma doença estabelecida, graças à imunidade natural, induzida (pelas infeções prévias e pela vacinação) e híbrida, importa refletir sobre o caminho de sucesso e de aprendizagem que nos trouxe até aqui.

Parece pois importante analisar a evidência e compreender as recomendações que nela se baseiam, para a melhor gestão possível dos recursos terapêuticos, em beneficio dos doentes, dado que continuarão sempre a existir doentes com doença COVID-19 grave e com fatores de risco para agravamento desta condição, critérios que se encontram perfeitamente estabelecidos.

Esta reflexão dá o mote ao Webinar “A Covid-19 num Novo Tempo : O que pensam os portugueses”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em colaboração com a FDC Consulting e com o apoio da Gilead, no dia 22 de Novembro, às 18h00, pelo que muito gostaríamos de poder contar com a sua presença no Debate.

Pode assistir ou rever o Webinar no Facebook e no canal do Youtube da APDH.

Pode assistir ao Webinar no Facebook e no canal de Youtube da APDH

Conversas em Rede

Ep. 6 “O Papel do Engenheiro Biomédico em Ambiente hospitalar”

Dia 19 de setembro, às 18h00

A medicina e a tecnologia têm caminhado lado a lado ao longo dos anos, resultando em avanços significativos na prestação de cuidados de saúde.

No centro dessa intersecção, entre saúde e tecnologia, encontramos o engenheiro biomédico. Este profissional desempenha um papel crucial na gestão, conceção, manutenção e inovação da tecnologia e dos sistemas médicos que são vitais para o funcionamento eficiente dum
hospital. Pretende-se com este webinar um momento de debate para entender o papel do engenheiro biomédico no ambiente hospitalar; discutir os desafios enfrentados por estes profissionais no dia a dia; explorar as inovações recentes na engenharia biomédica que estão a transformar os cuidados de saúde e debater as competências necessárias para um engenheiro biomédico ser bem-sucedido na sua carreira. Esta reflexão dá o mote ao Webinar O Papel do Engenheiro Biomédico em Ambiente Hospitalar, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) e em colaboração com a FDC Consulting.

Pode assistir ao Webinar no Facebook e no canal de Youtube da APDH

Conversas em Rede

Ep. 5 Parceria Ativa: Do Doente Submisso ao Gestor da Sua Própria Saúde

Dia 20 de julho, às 18h30

O tempo da pessoa submissa, que perante uma doença crónica não se manifestava, quer nas consultas, quer relativamente ao seu tratamento, tem vindo a desaparecer.

Hoje, a pessoa com doença é uma parceira do profissional de saúde na evolução da sua doença e deve: intervir, pedir esclarecimentos, dar opiniões, ser informada e dizer “como” e o “que quer fazer” para controlo da sua patologia.

Este processo de empoderamento é fácil? Nem sempre e, por isso, é tão importante que a pessoa com doença tenha literacia em saúde suficiente para poder ter uma verdadeira atitude de parceria no tratamento da sua doença. Não para se sobrepor ao profissional de saúde, porque não é isso que está em causa, mas para questionar, tirar duvidas, dar ideias e explicar o que quer fazer.

Esta reflexão dá o mote ao Webinar “Parceria Ativa: Do Doente Submisso ao Gestor da Sua Própria Saúde”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em colaboração com a FDC Consulting, no dia 20 de julho, às 18h00.

Pode assistir ao Webinar no Facebook e no canal de Youtube da APDH

Conversas em Rede

Ep. 4 eHealth: a IA e a Transformação Digital na Saúde

A evidência científica sugere que a transformação digital e as tecnologias emergentes serão as grandes responsáveis por uma mudança radical no setor da saúde. Até 2040, a relação entre ciência, saúde e tecnologia será cada vez mais estreita e permitirá fazer diagnósticos de forma mais eficiente e percecionar melhor a progressão das doenças.

Designadamente, a IA poderá ter um impacto muito relevante na prestação de cuidados de saúde nos próximos anos, nomeadamente, para a identificação de doenças e diagnósticos, investigação de medicamentos e apoio à decisão clínica.

Sabemos que as soluções digitais de cuidados de saúde têm o potencial para reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar dos cidadãos. Se forem concebidas com propósito e implementadas de uma forma articulada, podem alterar radicalmente a forma como os cuidados de saúde são prestados aos cidadãos.

Esta transformação digital tem vindo a ser impulsionada pela criação de políticas, quer da União Europeia, quer mais, recentemente, a nível nacional, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que prevê um investimento de cerca de 300 milhões de euros para a transição digital, no setor da saúde.

No entanto, deparamo-nos ainda com um SNS com muitas carências: equipamentos obsoletos, lentidão dos sistemas informáticos, pouca interoperabilidade dos sistemas, falta de articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde e pouca centralidade no cidadão.

É este o ponto de partida para o Webinar: “eHealth: A IA e a Transformação Digital em Saúde”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em colaboração com a FDC Consulting, e com o apoio da MSD, no dia 27 de junho, às 18h00.

 

Conversas em Rede

 Ep. 3 Que Sistema Local de Saúde??

Os Sistemas Locais de Saúde previstos no Estatuto do SNS configuram “a obtenção de ganhos em saúde da população numa lógica de proximidade e trabalho em rede, de integração de cuidados e de foco na melhoria do bem-estar das pessoas”, protagonizando e esperada integração dos níveis de cuidados com primazia para o papel da comunidade local na promoção da saúde. O debate gerado em torno da estrutura do SNS com novas ULS, modelo de abrangência e evolução das USF, partilha e/ou transferência de competências das ARS para as Autarquias e CCDR, suscita-nos a pergunta que procuraremos debater: Que Sistema Local de Saúde? analisando diferentes perspetivas sobre o modelo de governação, respetivos instrumentos e propostas para futuro.

Conversas em Rede 

 Ep. 2 Mudar as Urgências: Quando, como, onde, quem e porquê?

19º Congresso Português de Diabetes – A Diabetes em Portugal

 

Conversas em Rede

Ep. 1 Cuidadores Informais: Quem cuida de nós?

Verified by MonsterInsights