Maria João Vitorino: “A pandemia veio criar limitações necessárias, como o confinamento, sobretudo para as pessoas com doenças crónicas, como a DPOC”
“A pandemia veio criar limitações necessárias, como o confinamento, sobretudo para as pessoas com doenças crónicas, como a DPOC.”
A oxigenoterapia de deambulação na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
A oxigenoterapia consiste numa intervenção terapêutica que tem como objectivo a quantidade de oxigénio no sangue arterial pela via do aumento da concentração de oxigénio no ar inspirado.
5 tipos de exercício importantes para a DPOC
A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é um termo genérico para um grupo de doenças que causam diminuição do calibre das vias aéreas e destruição do tecido pulmonar. Essas doenças incluem bronquite crónica e enfisema.
João Pereira Martins fala sobre DPOC: “A maior negligência foi minha”
Foi aos 58 anos que, o antigo Tenente-Coronel, recebeu a notícia de que estaria dependente do oxigénio para poder viver. Fumador desde a adolescência, João Pereira Martins admite que nunca valorizou os primeiros sinais da doença e hoje conta na primeira pessoa as graves sequelas que o tabaco deixou na sua saúde. “Quando saio de casa tenho período limitado de oxigénio”. Apesar das limitações que enfrenta, a sua atitude é a de alguém que aprecia cada instante que a vida lhe proporciona.
Maria do Carmo Martins: “Desde que o meu marido ficou doente fiquei psicologicamente muito afetada”
Na saúde e na doença, o compromisso e o amor que um dia uniu Maria do Carmo Martins e João Pereira Martins impediu que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) evaporasse mais de trinta anos de casamento. Numa viagem no tempo a cuidadora conta como foi viver a doença ao lado do marido. Apesar de admitir que a sua maior dificuldade é nunca “estar descansada”, sublinha que a DPOC “é uma doença que tem de ser acompanhada pela família (…) caso contrário a pessoa não se aguenta”.
Prof. Dr. Carlos Robalo Cordeiro: “A sintomatologia da DPOC é desvalorizada por doentes e médicos”
“A sintomatologia da DPOC é desvalorizada por doentes e médicos”