A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) está a organizar o 10.º Congresso Internacional dos Hospitais, que decorrerá de 27 a 29 de novembro de 2024.
Este evento, sob o tema “Transformação e Confiança no SNS”, pretende ser um fórum de discussão e reflexão sobre os desafios e as oportunidades que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta na atualidade e no futuro.
É assim essencial discutir o atual momento de transformação, bem como as atuais tendências da inovação na área da gestão e financiamento, dos recursos humanos, prestação dos cuidados de saúde, da doença e terapêuticas, das tecnologias de informação, digitais, incluindo a inteligência artificial (IA) e dos equipamentos.
O nível de sucesso destas mudanças e da implementação de novos modelos transformacionais depende do empenho e contributo de todos os atores do sistema, ainda que em níveis de complexidade distintos.
Importa, assim, de acordo com a presente conjuntura perspectivar o futuro reunindo, para o efeito, contributos de peritos e de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, centrando este Congresso, em seis grandes dimensões orientadoras, que potencialmente poderão influenciar o futuro do sistema de saúde e do SNS:
1. As Pessoas: como captar, reter e capacitar talento?
2. Público e Privado: Competição ou Cooperação?
3. Medicamentos Inovadores – garantir valor a qualquer preço?
4. Saúde Digital e IA – Como garantir que o feitiço não se vira contra o feiticeiro?
5. ULS, uma solução para todos os problemas?
6. Financiamento, Inovação e Tecnologia. Dado o contexto de limitações orçamentais nas ULS, como é possível fomentar a inovação e a adoção de novas tecnologias no SNS, garantindo financiamento sustentável para investimentos estratégicos?
Idioma do Congresso: Português, com exceção de intervenção na Sessão de Abertura e mesa 4 e da Conferência Final.
Destinatários
No atual panorama da Saúde em Portugal estes eventos adquirem grande relevância, a nível nacional e internacional, pelo que contamos com a participação de importantes personalidades no Setor, congregando um elevado número de profissionais de Saúde e dirigentes hospitalares de topo.
Em termos do público-alvo, este evento é dirigido a Dirigentes da Saúde, Administradores Hospitalares, Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Técnicos Superiores de Saúde e profissionais de outras áreas científicas integradas nos serviços de saúde, Académicos, Investigadores, Estudantes, Representantes da Indústria Farmacêutica e de Tecnologias de Saúde, Associações de Doentes e Cidadãos interessados.