ARS Norte lança linha telefónica para rastrear utentes com sintomas

03/23/2020
Do outro lado estará um grupo de profissionais de saúde que, depois de ouvir os utentes, fará o seu encaminhamento para os respetivos centros de rastreio, caso se justifique.

“Covid-19: Se tem sintomas de febre ou tosse ou falta de ar contacte o número 220 411 190. Esta avaliação será feita por fases”, refere uma mensagem de telemóvel enviada pela ARS Norte a alguns utentes.

Do outro lado estará um grupo de profissionais de saúde que, depois de ouvir os utentes, fará o seu encaminhamento para os respetivos centros de rastreio, caso se justifique, adiantou.

Segundo a administração de saúde, o objetivo é facilitar o rastreio.

Hoje, a ARS Norte determinou isolamento profilático para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e país de origem, para a contenção do risco de contágio da Covid-19.

“Determino com efeitos imediatos, que todos os cidadãos chegados à região de saúde do Norte por fronteira terrestre, aérea ou marítima, provenientes do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e do país de origem, permaneçam em isolamento profilático (de quarentena) pelo período de 14 dias a partir da data de entrada em Portugal”, lê-se num despacho assinado pela delegada de saúde regional adjunta do Norte, Graça Alves, e a que a Lusa teve acesso.

Esta medida insere-se no âmbito da emergência de saúde pública relacionada com a pandemia da Covid-19, refere.

No documento, a responsável sublinhou que esta medida poderá ser alterada em função da evolução epidemiológica da infeção na região Norte.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgências e privados vão poder passar baixas

Advertisement

As urgências hospitalares e o setor privado vão poder passar baixas e algumas licenças por cancro poderão ser alargadas para três meses, anunciou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial

Advertisement

A Organização Mundial de Saúde declarou hoje o fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial, registando 12 mortes confirmadas e outra 23 provavelmente devidas à doença, quatro meses após os primeiros casos naquele país da África Central.

Cólera mata 141 pessoas em Moçambique desde setembro

Advertisement

 Uma epidemia de cólera já provocou 141 mortes em Moçambique desde que eclodiu em setembro de 2022, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país no boletim dedicado ao acompanhamento da doença.

MAIS LIDAS

Share This