Há médicos “em situações complicadas, nos cuidados intensivos”, diz bastonário

23 de Março 2020

Miguel Guimarães diz que situação em torno da falta de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde “é absolutamente crítica”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos diz diz que sabe “que há muitos médicos infetados, alguns até internados”.

“Há alguns médicos internados, com situações complicadas. Há médicos nos cuidados intensivos também. O número de pessoas que está nos Cuidados Intensivos neste momento é um número elevado e isso inclui também médicos. O vírus ataca pessoas de qualquer profissão”, afirmou o bastonário, em declarações ao jornal Observador.

Muitos médicos terão ficado nesta situação devido à falta de material de proteção individual. “A situação dos equipamentos de proteção individual neste momento é absolutamente crítica“, diz Miguel Guimarães, que pede um reforço: “é uma aposta essencial, o próprio ministério da Saúde já o reconheceu e está a fazer um esforço para comprar  o máximo material possível”.

No entanto, o bastonário diz que os dois milhões de máscaras anunciadas pelo governo se “gastam em dois dias”. “Precisamos de muitos milhões de máscaras”.

TC/SO

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights