França prolonga confinamento até 11 de maio

20 de Abril 2020

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que o confinamento em França vai durar até 11 de maio, com o seu fim a ser "progressivo" e com escolas até ensino superior a reabrir nessa data

“Temos de continuar os nossos esforços e aplicar as regras. Quanto mais elas forem respeitadas, mais vidas vamos salvar. É por isso que o confinamento vai continuar até 11 de maio”, disse o Presidente francês numa comunicação ao país.

Macron reconheceu também algumas ineficiências no combate a propagação e no tratamento da doença covid-19 “como acontece em todos os países”.

Segundo o Presidente, no dia 11 de maio o fim do confinamento não será para todos, mas acontecerá sim “de forma progressiva”.

As escolas até ao ensino superior vão reabrir a partir dessa data, mas as universidades não vão reabrir até setembro.

Já bares, restaurantes, hotéis, cinemas ou museus só voltarão a reabrir possivelmente a meio de julho, com esta decisão a ser avaliada a cada duas semanas a partir de meio de maio.

Também as fronteiras francesas vão continuar fechadas aos países fora do Espaço Schengen “até ordem em contrário”, ou seja, para além do 11 de maio.

O Presidente disse ainda que as máscaras poderão passar a ser usadas “de forma sistemática” a partir de 11 de maio nos transportes públicos e outros locais.

Já os testes ao vírus vão passar a ser feitos a partir dessa data a todas as pessoas com sintomas e consideradas frágeis, mas não vão ser feitos a todos os franceses.

Emmanuel Macron indicou ainda que os deputados vão pronunciar-se sobre a possibilidade da utilização de uma aplicação anónima e voluntária para saber quem já esteve em contacto com um caso positivo de covid-19.

Para o futuro, o Presidente francês prometeu maior investimento na investigação da parte da França, e reconheceu a necessidade de uma estratégia francesa e europeia para uma “autonomia estratégica” em setores como a agricultura, indústria e tecnologia.

Quanto às medidas da quarentena, Macron referiu que não haverá mais nem menos regras, mas que as regras já estabelecidas devem continuar a ser seguidas de forma estrita. Os apoios aos trabalhadores, empresas e trabalhadores independentes vão ser ainda reforçados nos próximos dias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

França registou 98.076 casos de contágio pelo novo coronavírus e 14.967 mortos, desde 01 de março de 2020, segundo os dados oficiais hoje divulgados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights