Novo coronavírus já circulava nos EUA no início de fevereiro

22 de Abril 2020

Santa Clara, Estados Unidos, 22 abr 2020 (Lusa) – As autoridades dos EUA reconheceram hoje que as primeiras mortes de doentes com covid-19 no país ocorreram no início de fevereiro na Califórnia, 20 dias antes da primeira morte oficialmente declarada.

Santa Clara, Estados Unidos, 22 abr 2020 (Lusa) – As autoridades dos EUA reconheceram hoje que as primeiras mortes de doentes com covid-19 no país ocorreram no início de fevereiro na Califórnia, 20 dias antes da primeira morte oficialmente declarada.

As autoridades de saúde do condado de Santa Clara, na Califórnia, disseram hoje em comunicado que as autópsias de duas pessoas que morreram em suas casas nos dias 06 e 17 de fevereiro revelaram a doença covid-19, provocada pelo nono coronavírus.

A presença do novo coronavírus nos falecidos foi determinada por amostras de tecido e posteriormente ratificada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

Até agora, acreditava-se que a primeira morte nos Estados Unidos relacionada com o novo coronavírus teria ocorrido em 29 de fevereiro, em Seattle, estado de Washington, que foi a região mais afetada no início da pandemia no país.

Contudo, mais tarde descobriu-se que duas pessoas tinham morrido com covid-19, também no estado de Washington, em 26 de fevereiro.

Agora, Sara Cody, diretora médica do condado de Santa Clara, na Califórnia, disse que as mortes detetadas na sua zona, no início e meio de fevereiro revelam “provavelmente a ponta de um icebergue de dimensão desconhecida”.

Cody explica que as pessoas que morreram nessa altura não tinham histórico de viagens conhecido, que as pudesse ter exposto ao vírus, pelo que seriam já vítimas de propagação local da epidemia.

Jay Bhattacharya, professor de saúde pública na Universidade de Stanford, diz que, perante estes novos dados, “os padrões da epidemia nos Estados Unidos terão de ser ajustados para levar em conta essa data inicial”.

“Os modelos terão de rever o número de casos atuais para níveis mais elevados”, conclui o especialista.

Nos Estados Unidos, o número de infetados já ultrapassa as 800 mil pessoas e já morreram mais de 45 mil doentes de covid-19.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 179 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 583 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram entretanto a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This