Menos 6,6% de consultas nos centros de saúde e 5,7% nos hospitais

23 de Abril 2020

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) – O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou uma quebra 6,6% de consultas nos cuidados primários e de 5,7% nos hospitais, no primeiro trimestre desde ano, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) – O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou uma quebra 6,6% de consultas nos cuidados primários e de 5,7% nos hospitais, no primeiro trimestre desde ano, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

“Há uma variação do primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo de 2019 de menos 6,6% de consultas nos cuidados primários, menos 5,7% de consultas nos hospitais e foram realizadas menos 5,3% cirurgias”, disse Lacerda Sales na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia por covid-19, no Ministério da Saúde.

Em contrapartida, houve um aumento de 26,6% na utilização de teleconsultas, com recurso a ferramentas digitais ou ao telefone, uma nova forma de “continuar a fazer o acompanhamento de doentes”, segundo o secretário de estado.

Portugal teve de preparar o Serviço nacional de Saúde para a emergência de saúde publica provocada pelo novo coronavírus, e, segundo o secretário de Estado, isso provocou uma inversão “na trajetória que vinda sendo bem conseguida no acesso à atividade programada na saúde”.

“O número de cirurgias estava a aumentar cerca de 12,5% em relação a período homologo do ano passado”, acrescentou.

O Ministério da Saúde está a elaborar um plano para recuperar toda a atividade médica assistencial não covid, e isso implica “assegurar capacidade de o sistema assegurar equipamentos de proteção individual para profissionais e doentes e preservar a capacidade de instalar no SNS também a resposta à covid-19”.

Lacerda Sales voltou a garantir a segurança dos doentes no acesso aos cuidados de saúde, dizendo que “é seguro e os fluxos estão bem definidos”.

Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 35 mortos (+4,5%) e mais 371 casos de infeção (+1,7%).

Das pessoas infetadas, 1.095 estão hospitalizadas, das quais 204 em unidades de cuidados intensivos, e o número de doentes curados aumentou de 1.143 para 1.201.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This