Reino Unido regista mais 813 mortes e ultrapassa os 20 mil óbitos

25 de Abril 2020

Londres, 25 abr 2020 (Lusa) - O Reino Unido registou mais 813 mortes de pessoas infetadas nas últimas 24 horas, aumentando para 20.319 o número de óbitos durante a pandemia de covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde britânico. 

Londres, 25 abr 2020 (Lusa) – O Reino Unido registou mais 813 mortes de pessoas infetadas nas últimas 24 horas, aumentando para 20.319 o número de óbitos durante a pandemia de covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde britânico.

O número total de casos de contágio, contabilizado até às 09:00 de hoje (mesma hora em Lisboa), é agora de 148.377, mais 4.913 do que no dia anterior, referiu a mesma fonte.

Os números das mortes referem-se a óbitos registados até às 17:00 da véspera apenas em hospitais e são compilados a partir de dados das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Em meados de março, quando o Reino Unido intensificou as medidas de distanciamento social com o objetivo de “suprimir” o contágio, mas antes de decretar o confinamento, o consultor científico do governo, Patrick Vallance disse que conter o número de mortes abaixo de 20.000 seria “um bom resultado” tendo em conta que a gripe sazonal mata todos os anos seja cerca de 8.000 pessoas no país.

Entretanto, hoje, as autoridades sanitárias britânicas lançaram hoje uma campanha de informação para urgir as pessoas que usarem o serviço de saúde público (NHS, na sigla em inglês)) se tiverem sintomas de outras doenças para além da covid-19.

A queda em quase 50% da procura dos serviços de urgência nos hospitais em Inglaterra em abril relativamente ao ano passado junta-se aos receios de que pessoas com doenças como o cancro não estão a ser acompanhadas.

A organização de luta contra o cancro Cancer Research UK estima que 2.250 novos casos poderão passar despercebidos todas as semanas, em parte porque as pessoas têm receio de ir aos hospitais com medo de serem contagiadas ou sobrecarregar o sistema.

O chefe-executivo do NHS, Simon Stevens, alertou que “ignorar problemas pode ter consequências graves, agora ou no futuro”.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights