Milhares de denúncias nas redes sociais por saídas com crianças em Madrid

26 de Abril 2020

Madrid, 26 abr 2020 (Lusa) – Milhares de cidadãos estão a denunciar em Espanha, nas redes sociais, numerosos casos de supostos incumprimentos nos passeios com as crianças, permitidos desde hoje em todo o país como primeira medida para a saída do confinamento.

Madrid, 26 abr 2020 (Lusa) – Milhares de cidadãos estão a denunciar em Espanha, nas redes sociais, numerosos casos de supostos incumprimentos nos passeios com as crianças, permitidos desde hoje em todo o país como primeira medida para a saída do confinamento.

 Segundo a EFE, em algumas imagens, por exemplo, pode ver-se a Praça Felipe II de Madrid cheia de menores em patins e bicicletas, noutras, há parques também repletos de crianças a jogar futebol, e ainda há imagens de praias como a de Masnou e Barceloneta, ambas em Barcelona, como se fosse o início de verão.

 Também os adultos aparecem em muitas fotografias divulgadas nas redes sociais em que se veem pais e mães em grupo, a falar e alguns a partilharem bancos, e outros a juntarem-se enquanto passeiam os seus cães.

 Com o ‘hashtag’ #irresponsaveis, só na rede social Twitter foram publicadas 123.000 ‘tweets’ (mensagens) alusivas a estas supostas infrações, embora muitas dessas publicações repliquem as mesmas fotografias e vídeos que reproduzem momentos em que não se cumprem as medidas de segurança impostas pelo Governo espanhol, nomeadamente a do distanciamento social.

 Apesar destas denúncias, o ministro da Saúde, Salvador Illa, assegurou que as recomendações para as crianças saírem de casa estavam “a ser cumpridas, de uma maneira geral”, no dia de hoje, e disse ainda que não viu as fotografias com multidões divulgadas nas redes sociais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This