Iniciativa Liberal apoia fim da emergência mas com dúvidas sobre situação de calamidade

29 de Abril 2020

Lisboa, 28 abr 2020 (Lusa) - O presidente da Iniciativa Liberal (IL) manifestou-se hoje favorável ao fim do estado de emergência devido à covid-19, mas avisou que poderá ser igualmente contra uma eventual declaração de situação de calamidade, sem escrutínio do parlamento.

Lisboa, 28 abr 2020 (Lusa) – O presidente da Iniciativa Liberal (IL) manifestou-se hoje favorável ao fim do estado de emergência devido à covid-19, mas avisou que poderá ser igualmente contra uma eventual declaração de situação de calamidade, sem escrutínio do parlamento.

No final da reunião com especialistas no Infarmed, após a qual o Presidente da República anunciou que o estado de emergência terminará no sábado à meia-noite, o deputado único da IL João Cotrim Figueiredo recordou que o partido já votou duas vezes contra a sua renovação, por considerar que apenas serviu para “proteger juridicamente o Estado em relação às decisões que são tomadas neste tempo de crise sanitária”.

“Se agora o Presidente da República acha que não deve propor renovação do estado de emergência, nós estaremos certamente de acordo, agora depende pelo que é substituído”, alertou.

Cotrim Figueiredo salientou que a situação de calamidade, que o Governo já admitiu ser uma possibilidade para quando terminar o período de emergência, “é decretada apenas pelo Governo e sem escrutínio da Assembleia da República”.

“Se a declaração do estado de calamidade contiver medidas que limitem desproporcionadamente, e sem base científica, os direitos dos cidadãos, estaremos contra, tal como estivemos contra o estado de emergência. Resta saber como se pode envolver a Assembleia da República nesse processo”, referiu.

O deputado único e líder da IL classificou a reunião de hoje com os especialistas do Infarmed como “agridoce”, tendo ficado satisfeito com os dados sobre a evolução da pandemia e com “o papel prioritário” que foi dado à retoma económica.

“Mas ficámos muito apreensivos de que continue a não ser dada urgência aos três ?C’ da retoma: coragem, conhecimento e clareza”, contrapôs.

João Cotrim Figueiredo defendeu que tem de haver coragem dos portugueses para perceber que vão ter de conviver bastante tempo com o vírus “e aprender a fazê-lo, correndo os riscos necessários”, bem como dos políticos para basearem as suas decisões na prioridade à saúde e economia e não “em interesses eleitorais de curto e médio prazo”.

O deputado lamentou ainda que não tenha sido dada “uma boa resposta” sobre “os dados de mortalidade excessiva” que têm sido revelados em Portugal e classificou de “errática” a comunicação sobre a pandemia, nomeadamente ao nível da Direção Geral de Saúde, considerando “que tem dito tudo e o seu contrário desde o início”.

“Temos de ser claros e verdadeiros com os portugueses”, defendeu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

Hospitais de Macau têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm atualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou esta terça-feira o líder do Governo da região semiautónoma chinesa, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.

Academia da Prova de Ingresso para farmacêuticos abre inscrições

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRAOF) abriu as inscrições para uma nova edição da Academia da Prova de Ingresso (API), um projeto formativo que pretende apoiar e preparar os farmacêuticos para a Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights