Acordo com comércio e cabeleireiros para normas de funcionamento assinado sábado

30 de Abril 2020

Lisboa, 30 abr 2020 (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que no sábado vai ser assinado um acordo entre o Governo, o setor do comércio, cabeleireiros e barbeiros para definir “normas de proteção individual, higienização e distanciamento adequados” para estas atividades devido à pandemia.

Lisboa, 30 abr 2020 (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que no sábado vai ser assinado um acordo entre o Governo, o setor do comércio, cabeleireiros e barbeiros para definir “normas de proteção individual, higienização e distanciamento adequados” para estas atividades devido à pandemia.

António Costa falava aos jornalistas, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, numa conferência de imprensa de mais de uma hora na qual apresentou o plano de desconfinamento devido à covid-19 que foi hoje aprovado pelo Conselho de Ministros.

“Nós no próximo sábado iremos assinar, precisamente aqui no Palácio da Ajuda, um acordo desse tipo com o setor do comércio e também com a associação de cabeleireiros e barbeiros de Portugal, tendo em vista definir as normas de proteção individual, de higienização, de distanciamento adequados a cada uma dessas atividades e o mesmo depois iremos fazer antes de 18 de maio também com o setor da restauração”, revelou.

Questionado sobre qual a regra que vai ser fixada para o número de pessoas que podem estar ao mesmo tempo nos espaços comerciais que vão poder abrir na segunda-feira, o primeiro-ministro adiantou que a regra que vai ser fixada “para o comércio, assim como para os museus e outros espaços públicos de uso coletivo, é a norma que está em vigor de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados”.

“Relativamente às condições de reabertura da atividade da restauração a partir do dia 18 de maio, nós iremos entretanto concluir o trabalho que estamos a desenvolver, em particular com a AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal], tendo em vista definir as normas de higienização, proteção e segurança nos espaços de restauração”, revelou.

O comércio local, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel retomam atividade na segunda-feira e os restaurantes e cafés em 18 de maio, de acordo com o Plano de Desconfinamento do Governo, hoje divulgado.

A partir de segunda-feira, 04 de maio, o comércio local, que inclui lojas com porta aberta para a rua até 200 metros quadrados, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel, independentemente da área, podem retomar a atividade.

A partir de 18 de maio será a vez das lojas com porta aberta para a rua até 400 metros quadrados ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), bem como os restaurantes, cafés e pastelarias/esplanadas, refere o Plano de Desconfinamento, que hoje foi apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights