Acordo com comércio e cabeleireiros para normas de funcionamento assinado sábado

30 de Abril 2020

Lisboa, 30 abr 2020 (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que no sábado vai ser assinado um acordo entre o Governo, o setor do comércio, cabeleireiros e barbeiros para definir “normas de proteção individual, higienização e distanciamento adequados” para estas atividades devido à pandemia.

Lisboa, 30 abr 2020 (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que no sábado vai ser assinado um acordo entre o Governo, o setor do comércio, cabeleireiros e barbeiros para definir “normas de proteção individual, higienização e distanciamento adequados” para estas atividades devido à pandemia.

António Costa falava aos jornalistas, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, numa conferência de imprensa de mais de uma hora na qual apresentou o plano de desconfinamento devido à covid-19 que foi hoje aprovado pelo Conselho de Ministros.

“Nós no próximo sábado iremos assinar, precisamente aqui no Palácio da Ajuda, um acordo desse tipo com o setor do comércio e também com a associação de cabeleireiros e barbeiros de Portugal, tendo em vista definir as normas de proteção individual, de higienização, de distanciamento adequados a cada uma dessas atividades e o mesmo depois iremos fazer antes de 18 de maio também com o setor da restauração”, revelou.

Questionado sobre qual a regra que vai ser fixada para o número de pessoas que podem estar ao mesmo tempo nos espaços comerciais que vão poder abrir na segunda-feira, o primeiro-ministro adiantou que a regra que vai ser fixada “para o comércio, assim como para os museus e outros espaços públicos de uso coletivo, é a norma que está em vigor de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados”.

“Relativamente às condições de reabertura da atividade da restauração a partir do dia 18 de maio, nós iremos entretanto concluir o trabalho que estamos a desenvolver, em particular com a AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal], tendo em vista definir as normas de higienização, proteção e segurança nos espaços de restauração”, revelou.

O comércio local, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel retomam atividade na segunda-feira e os restaurantes e cafés em 18 de maio, de acordo com o Plano de Desconfinamento do Governo, hoje divulgado.

A partir de segunda-feira, 04 de maio, o comércio local, que inclui lojas com porta aberta para a rua até 200 metros quadrados, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel, independentemente da área, podem retomar a atividade.

A partir de 18 de maio será a vez das lojas com porta aberta para a rua até 400 metros quadrados ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), bem como os restaurantes, cafés e pastelarias/esplanadas, refere o Plano de Desconfinamento, que hoje foi apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights