Poliomielite regressa ao Níger após suspensão da vacinação devido à pandemia

30 de Abril 2020

Londres, 29 abr 2020 (Lusa) – A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o Níger foi atingido por um novo surto de poliomielite, na sequência da suspensão das atividades de vacinação durante a pandemia de covid-19.

Londres, 29 abr 2020 (Lusa) – A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o Níger foi atingido por um novo surto de poliomielite, na sequência da suspensão das atividades de vacinação durante a pandemia de covid-19.

De acordo com esta agência das Nações Unidas, duas crianças foram infetadas por esta doença altamente infecciosa, transmitida pela água, tendo uma delas ficado paralisada.

O surto começou num vírus que sofreu uma mutação e que teve origem numa vacina, não estando relacionado com uma epidemia anterior de poliomielite que o Níger registou no ano passado, mas que já tinha sido ultrapassada, informou a OMS, através de uma declaração.

“O poliovírus continuará inevitavelmente a circular e poderá paralisar mais crianças, uma vez que não podem ser realizadas campanhas de vacinação de alta qualidade em tempo útil”, afirmou o coordenador da OMS para a erradicação da poliomielite em África, Pascal Mkanda.

Em casos raros, o vírus vivo da vacina oral contra a poliomielite pode evoluir para uma forma capaz de desencadear novos surtos entre as crianças não imunizadas. Para travar a epidemia é necessária uma vacinação mais direcionada.

No início deste mês, a OMS e os seus parceiros anunciaram que tinham de suspender as atividades de vacinação contra a poliomielite até pelo menos 01 de junho, reconhecendo que a decisão resultaria inevitavelmente na paralisia de mais crianças.

A erradicação da poliomielite exige que mais de 90% das crianças sejam imunizadas, normalmente em campanhas de massas envolvendo milhões de profissionais de saúde que quebrariam as orientações de distanciamento social necessárias para travar a propagação do novo coronavírus.

Em toda a África, 14 outros países estão a lutar para conter as suas epidemias de poliomielite, que também foram causadas por uma mutação rara do vírus na vacina oral.

Inicialmente, a meta para a erradicação da poliomielite estava traçada em 2000, um prazo que tem sido falhado e adiado repetidamente.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This