Maria Clara Carneiro Farmacêutica

“Estou menos confinada. E agora?

05/03/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

“Estou menos confinada. E agora?

03/05/2020 | Covid 19, Opinião

Estamos todos a sofrer um teste face à realidade atual: passar ou não neste teste resulta de demasiadas condicionantes quer quanto à situação no “ponto de partida”, quer quanto ao nível de incertezas frente ao “ponto de chegada”.
Cada pessoa é um caso…cada pessoa será um caso!
Estar-se atomizado no local onde cada um de nós vive é, já por si, contranatura; apercebermo-nos de que o tempo pode ser suspenso e que, por mais urgente que tudo seja, estamos com menos pressa e mais tempo é também contranatura no séc. XXI—eu nunca me tinha apercebido nem de uma, nem da outra situação—.
Em 68 anos, pela primeira vez vivi uma turbulência de adaptações, revivi inúmeras catástrofes históricas da Humanidade e acreditei, mais que nunca, na dolorosa (mas fortíssima) capacidade de reconstrução dum Futuro.
Diria que, neste período, consegui um equilíbrio entre as atividades familiares, profissionais e pessoais; vivi um ritmo normal, tentei ser emocionalmente equilibrada e até me senti mais útil…capaz de apoiar pessoas sentimentalmente necessitadas e temperamentalmente menos positivas.
Senti-me em paz comigo própria (terá sido a primeira vez), tive tempo para fazer um balanço da minha vida e gostar mais dela!…agradecer a saúde e tolerância que tenho e o mesmo entusiasmo de viver que mantenho inalterável.
Como é que esta experiência adquirida irá moldar o futuro? Eu acredito que a solidariedade será o traço humano e político porque a solidariedade, no seu amplo significado, é o único sentimento que remete para uma responsabilidade recíproca.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia promove reunião de Verão em Évora

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realizará a sua Reunião de Verão no Hotel Vila Galé, em Évora. O evento é uma oportunidade para dermatologistas e profissionais da área compartilharem conhecimentos, debaterem os últimos avanços na especialidade e fortalecerem laços profissionais

SIM e Secretaria da Saúde dos Açores avançam em negociações para melhorar condições de trabalho dos médicos

Os Sindicatos Médicos e a Secretaria Regional da Saúde dos Açores (SRSA) estiveram reunidos no passado dia 4 para discutir questões relacionadas com condições de trabalho dos médicos na região. Embora a reunião não tenha resultado na implementação imediata de medidas específicas para a melhoria dessas condições, diversos aspetos do processo negocial foram revistos e acordados, prometendo tornar as futuras negociações mais céleres e eficazes.

Preveris é a nova marca de prevenção em saúde

A Preveris, uma empresa do Grupo CUF, resulta da união de duas marcas de sucesso: SAGIES e Atlanticare. Com uma experiência acumulada de mais de 50 anos e o legado de experiência, rigor e confiança do Grupo CUF, esta união representa a soma desse conhecimento, numa nova marca que se coloca ao serviço da prevenção, da saúde e do bem-estar das empresas portuguesas. Operadora líder de mercado no setor da saúde ocupacional em Portugal, a Preveris é responsável por servir 25 por cento das 100 maiores empresas que atuam no nosso país.  

ENSP NOVA e NTT DATA estabelecem parceria para potenciar a inovação em saúde

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA fornalizaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração que vai permitir impulsionar a formação avançada, o desenvolvimento de investigação e projetos de inovação na área da saúde. O objetivo é promover avanços significativos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights