Serenata da Queima das Fitas de Coimbra sem público

3 de Maio 2020

 A organização da Queima das Fitas de Coimbra vai realizar uma serenata sem público, mas com transmissão, na noite de quinta-feira, depois de esta festa dos estudantes ter sido adiada para outubro devido à covid-19, foi hoje anunciado.

“Realizar-se-á na data em que estava prevista acontecer, mas de uma forma simbólica, no Paço das Escolas [da Universidade de Coimbra], à porta fechada, mas com transmissão para os colegas poderem ver em casa”, disse à agência Lusa o secretário-geral da Queima das Fitas, Leandro Marques.

A serenata vai ter lugar na Via Latina, no Paço das Escolas, com acesso fechado ao público, de forma a garantir que não haverá qualquer ajuntamento de pessoas, explicou o responsável, salientando que a organização não quis arriscar fazer a transmissão do evento a partir da Sé Velha, o local habitual, onde seria impossível controlar o acesso.

A serenata vai começar às 00:00, na noite de quinta-feira para sexta-feira, como é habitual, sendo a transmissão assegurada em direto pela Antena 1, pelos órgãos da Associação Académica de Coimbra (a TVAAC e a Rádio Universidade de Coimbra) e transmitida também na página de Facebook da Queima das Fitas.

A serenata estará a cargo do grupo “Capas ao Luar” da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra.

Para Leandro Marques, esta é “uma serenata monumental simbólica”, sendo que a ideia é fazer outra em outubro, mês para o qual foi adiada a Queima das Fitas, que vai realizar-se ao mesmo tempo que a Latada.

“Este é o ex-líbris da vivência académica, quer para o caloiro, quer para o finalista que sai. É um momento marcante e não quisemos privar os estudantes disso”, vincou o secretário-geral da Queima das Fitas.

Esta serenata também estará associada à campanha solidária “Das Palmas à Ação”, que a Associação Académica de Coimbra lançou para angariar fundos para apoiar uma nova ala do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra dedicada ao combate à pandemia da covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nova Presidência da ANEM reclama Inventário Nacional de Profissionais de Saúde

Paulo Simões Peres, estudante do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de assumir a Presidência da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) para o mandato de 2025 e anunciou, como uma das grandes prioridades do próximo ano, a concretização do planeamento de recursos humanos em Saúde, para o qual é fundamental o Inventário Nacional de Profissionais de Saúde.

P-BIO reforça compromisso com as Doenças Raras através de um novo Position Paper

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) lançou um novo Documento de Posição dedicado às Doenças Raras, com uma atualização de princípios. Intitulado “Pelos doentes e pelo desenvolvimento económico de Portugal, a oportunidade existe”, o documento elaborado pelo Grupo de Trabalho das Doenças Raras (GTDR) reforça a importância de uma abordagem integrada e equitativa no tratamento das doenças raras em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This