ViiV Healthcare anuncia fundo global de 3.44 milhões de euros para investigação do impacto da COVID-19 na comunidade VIH

6 de Maio 2020

A ViiV Healthcare, empresa global especializada na infeção por VIH, detida maioritariamente pela GlaxoSmithKline, com a Pfizer Inc. e Shionogi Limited como acionistas, anunciou hoje, em comunicado, a criação do […]

A ViiV Healthcare, empresa global especializada na infeção por VIH, detida maioritariamente pela GlaxoSmithKline, com a Pfizer Inc. e Shionogi Limited como acionistas, anunciou hoje, em comunicado, a criação do Fundo Global de Resposta à Emergência VIH e COVID-19. O fundo, no montante de 3 milhões de libras (3.43 milhões de euros), disponibilizará recursos financeiros para projetos de investigação que visem estudar o impacto médico e científico que a COVID-19 está a ter nas pessoas que vivem com VIH, e donativos comunitários para ajudar a combater desafios específicos da comunidade VIH criados pela pandemia global.

Citada na nota à imprensa, Deborah Waterhouse, CEO, ViiV Healthcare, afirmou: “A nossa missão é não deixar nenhuma pessoa que vive com VIH para trás e, neste período sem precedentes, é mais importante do que nunca que utilizemos os nossos recursos e competências para fazer precisamente isso. De modo a contribuir para encontrar soluções, a ViiV Healthcare orgulha-se de anunciar o Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e COVID-19. Através deste fundo, podemos apoiar investigação sobre o impacto da COVID-19 nas pessoas que vivem com VIH, que é urgentemente necessária. Teremos também a capacidade de apoiar organizações comunitárias locais focadas na resposta à pandemia e naqueles que foram impactados pela COVID-19 de modo a permitir-lhes continuar o importante trabalho que estão a fazer para apoiar a comunidade VIH. Sabemos que o apoio ao sistema de saúde vai ajudar a salvar vidas.”

Na mesma nota, lê-se ainda que  o Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e COVID-19 será dividido equitativamente entre dois programas e os donativos serão disponibilizados através de um processo de pedido de proposta. O Fundo de Investigação de Resposta a Emergência disponibilizará até 1,5 milhões de libras  (1,71 milhões de euros) para apoiar investigação científica sobre o impacto da COVID-19 nas pessoas que vivem com VIH.

O Fundo Comunitário de Resposta a Emergência disponibilizará até 1,71 milhões de euros para apoiar atividades comunitárias que permitam abordar os desafios específicos que as pessoas que vivem com VIH enfrentam durante esta pandemia.

Também vitado no comunicado, Harmony Garges, Chief Medical Officer, ViiV Healthcare, afirmou: “Uma vez que a COVID-19 é causada por um novo vírus, não temos dados científicos para responder a algumas das questões importantes que estão a ser levantadas pelas pessoas que vivem com VIH e pelos seus médicos. Será que a infeção por VIH aumenta o risco de ter COVID-19? Será que as pessoas que vivem com VIH correm maior risco de desenvolver uma infeção grave? Estará a pandemia a impossibilitar que as pessoas que vivem com VIH compareçam às consultas e recebam o tratamento e cuidados de saúde que necessitam? A comunidade VIH, na sua maioria, pediu-nos ajuda para iniciar o estudo destas questões e o Fundo Global de Resposta a Emergência VIH e COVID-19 foi criado para apoiar os seus esforços.”

Sobre os programas de apoio
Fundo de Investigação de Resposta a Emergência
Para ajudar a melhorar o conhecimento e a gestão da pandemia COVID-19 nas pessoas que vivem com VIH, a ViiV Healthcare está a solicitar propostas de investigação em três áreas de interesse prioritárias que incluem epidemiologia e dados de vida real, iniciativas focadas na gestão de sistemas de saúde em ambientes com COVID-19, e biomarcadores de suscetibilidade à doença, gravidade e progressão.

As propostas selecionadas receberão donativos do Fundo de Investigação de Resposta a Emergência de 1,7 milhões de euros para realizarem investigação independente, através do programa de Estudos da Iniciativa do Investigador da ViiV Healthcare. Os candidados interessados deverão visitar covid-19rfp.viivhealthcare.com para consultar os documentos necessários à submissão de proposta, bem como informação adicional sobre os critérios de elegibilidade e como candidatar-se. O pedido de propostas estará aberto de 27 de abril a 18 de maio. As propostas serão revistas por um painel científico interno da ViiV Healthcare e os candidatos selecionados serão notificados até 5 de junho.

Fundo Comunitário de Resposta a Emergência
A ViiV Healthcare procura candidaturas de organizações comunitárias para apoiar o seu trabalho na resposta a desafios específicos que emergiram para as pessoas que vivem com VIH ou afetadas pelo VIH, como resultado da pandemia COVID-19. Através do Fundo Comunitário de Resposta a Emergência de 1,71 milhões de euros, serão disponibilizados donativos para apoiar o acesso contínuo à prevenção, tratamento e serviços de assistência, modelos diferenciados de prestação de serviços, pagamentos a curto prazo para colaboradores essenciais da comunidade, e monitorização e feedback da comunidade sobre o impacto da COVID-19 nos serviços e apoio relacionados com a infeção por VIH. O Fundo Comunitário de Resposta a Emergência não tem como objetivo a compra de produtos Farmacêuticos.

O Fundo Comunitário de Resposta a Emergência apoiará donatários atuais dos programas Positive Action ou Government Affairs (GA) ou Global Public Health (GPH) da ViiV Healthcare. Clique nas hiperligações abaixo para saber mais sobre os materiais propostos, bem como informação adicional sobre os critérios de elegibilidade e como candidatar-se.
Positive Action US Grantees e selecione COVIDRESPONSE
Positive Action Global, GA and GPH Grantees
O pedido de propostas estará aberto de 27 de abril a 15 de maio. As propostas serão revistas por um painel interno da ViiV Healthcare e os candidatos selecionados serão notificados até 25 de maio.

As nossas ações para apoiar a resposta global
A ViiV Healthcare afirma-se orgulhosa com tudo o que o seu acionista maioritário, GSK, está a fazer para contribuir com soluções para a pandemia de COVID-19. Esta contribuição inclui a investigação e produção de vacinas candidatas para a COVID-19 e a colaboração inovadora recentemente anunciada entre a GSK e a Sanofi, juntando duas das maiores empresas de vacinas, para combater a COVID-19. Juntamente com a GSK, estamos também envolvidos numa série de parcerias e iniciativas para responder à COVID-19 e estamos a trabalhar em conjunto para encontrar e investigar novos fármacos, bem como a ajudar os profissionais de saúde que se encontram na linha da frente e a disponibilizar o nosso conhecimento onde podemos.

Press Release/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights