IHMT NOVA e APAH promovem troca de ideias e saberes sobre o vírus que mudou mundo

7 de Maio 2020

A iniciativa surge de uma parceria entre o IHMT/NOVA e a Associação de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP)

Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar é o lema que inspira o ciclo de Web.Seminars dedicados à reflexão sobre a COVID-19, com especial enfoque no impacto nos Sistemas de Saúde dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.
A iniciativa surge de uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT NOVA) e a Associação de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).
As sessões, abertas ao público para perguntas, dirigem-se a profissionais de saúde, cientistas, estudantes e todos os interessados em saber mais sobre o vírus que está a mudar o mundo.
Com a participação de nomes de referência na área da medicina e investigação científica, o lançamento acontece a 8 de maio com uma primeira série de seis webinars intitulada “O que sabemos sobre a COVID-19”, a que se seguirá uma segunda série sobre “Como reorganizar os sistemas de saúde na era COVID-19”.
A sessão de estreia “O Vírus e as suas Especificidades” tem como objetivo clarificar as caraterísticas do SARS-CoV-2, refletindo sobre o que o aproxima e afasta dos outros coronavírus, entre outras curiosidades. A moderação é do presidente da APAH,
Alexandre Lourenço, e do diretor do IHMT NOVA, Filomeno Fortes. Em direto, a partir das 14h30, os virologistas Celso Cunha e João Piedade esclarecem todas as dúvidas sobre o tema.
“Viver em segurança com a COVID-19” é a grande reflexão que vai ser promovida no segundo Web.Seminar que vai decorrer no dia 15 de maio, às 17h00. No encontro online vão marcar presença dois especialistas do IHMT NOVA: a médica Cláudia Conceição e o virologista Ricardo Parreira. A moderação será do subdiretor Miguel Viveiros e da subdiretora Filomena Martins Pereira.

Os tópicos seguintes vão debater o Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia, na Ásia e Europa, com destaque para os casos de Portugal, Itália e Espanha (22 de maio), e na África Lusófona (29 de maio).

Na segunda série dos Web.Seminars COVID-19 – Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar vão ser incluídos temas como a telemedicina, a medicina intensiva ou a resposta à COVID-19 implementada pelas forças militares e a sua atuação no terreno, além das mais diversas perspetivas sobre saúde pública e internacional.

Para discutir o impacto da Covid-19 cada ciclo será formado por seis webinares, com periocidade semanal e data marcada para todas as sexta-feiras, com duração de 60 minutos.

Para participar e colocar as suas questões no webinar de estreia “O Vírus e as Suas
Especificidades” deve proceder à sua inscrição no link: Ver aqui

Para participar bastará aceder através do link de acesso ou assistir ao vivo no Facebook da APAH ou do IHMT NOVA.
Os webinars já têm data e hora marcada:

• 8 maio 2020 | 14:30
O Vírus e as suas Especificidades
• 15 de maio | 17:00
“Viver em segurança com a COVID-19”
• 22 maio | 15:00
Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia – Ásia e Europa
• 29 maio | 15:00
Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia – África Lusófona
• 5 junho | 15:00
Testes Diagnósticos e Serologia
• 12 junho | 15:00
Que opções terapêuticas?

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights