IHMT NOVA e APAH promovem troca de ideias e saberes sobre o vírus que mudou mundo

7 de Maio 2020

A iniciativa surge de uma parceria entre o IHMT/NOVA e a Associação de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP)

Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar é o lema que inspira o ciclo de Web.Seminars dedicados à reflexão sobre a COVID-19, com especial enfoque no impacto nos Sistemas de Saúde dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.
A iniciativa surge de uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT NOVA) e a Associação de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).
As sessões, abertas ao público para perguntas, dirigem-se a profissionais de saúde, cientistas, estudantes e todos os interessados em saber mais sobre o vírus que está a mudar o mundo.
Com a participação de nomes de referência na área da medicina e investigação científica, o lançamento acontece a 8 de maio com uma primeira série de seis webinars intitulada “O que sabemos sobre a COVID-19”, a que se seguirá uma segunda série sobre “Como reorganizar os sistemas de saúde na era COVID-19”.
A sessão de estreia “O Vírus e as suas Especificidades” tem como objetivo clarificar as caraterísticas do SARS-CoV-2, refletindo sobre o que o aproxima e afasta dos outros coronavírus, entre outras curiosidades. A moderação é do presidente da APAH,
Alexandre Lourenço, e do diretor do IHMT NOVA, Filomeno Fortes. Em direto, a partir das 14h30, os virologistas Celso Cunha e João Piedade esclarecem todas as dúvidas sobre o tema.
“Viver em segurança com a COVID-19” é a grande reflexão que vai ser promovida no segundo Web.Seminar que vai decorrer no dia 15 de maio, às 17h00. No encontro online vão marcar presença dois especialistas do IHMT NOVA: a médica Cláudia Conceição e o virologista Ricardo Parreira. A moderação será do subdiretor Miguel Viveiros e da subdiretora Filomena Martins Pereira.

Os tópicos seguintes vão debater o Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia, na Ásia e Europa, com destaque para os casos de Portugal, Itália e Espanha (22 de maio), e na África Lusófona (29 de maio).

Na segunda série dos Web.Seminars COVID-19 – Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar vão ser incluídos temas como a telemedicina, a medicina intensiva ou a resposta à COVID-19 implementada pelas forças militares e a sua atuação no terreno, além das mais diversas perspetivas sobre saúde pública e internacional.

Para discutir o impacto da Covid-19 cada ciclo será formado por seis webinares, com periocidade semanal e data marcada para todas as sexta-feiras, com duração de 60 minutos.

Para participar e colocar as suas questões no webinar de estreia “O Vírus e as Suas
Especificidades” deve proceder à sua inscrição no link: Ver aqui

Para participar bastará aceder através do link de acesso ou assistir ao vivo no Facebook da APAH ou do IHMT NOVA.
Os webinars já têm data e hora marcada:

• 8 maio 2020 | 14:30
O Vírus e as suas Especificidades
• 15 de maio | 17:00
“Viver em segurança com a COVID-19”
• 22 maio | 15:00
Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia – Ásia e Europa
• 29 maio | 15:00
Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia – África Lusófona
• 5 junho | 15:00
Testes Diagnósticos e Serologia
• 12 junho | 15:00
Que opções terapêuticas?

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Aumento de episódios de doença revela receios no acesso aos cuidados de saúde

Advertisement

Depois de uma década em evolução, o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde em Portugal revela um decréscimo. Os dados fazem parte do relatório “Acesso a cuidados de saúde, 2022 – As escolhas dos cidadãos no pós-pandemia”, apresentado hoje no auditório BPI All in One, em Lisboa.

Farmácia de Amares lesou o SNS em mais de 15 mil euros

Advertisement

O Tribunal de Braga concluiu que uma farmácia de Amares lesou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em mais de 15 mil euros, recebendo comparticipações por medicamentos que não vendeu, mas não conseguiu identificar o(s) autor(es) do plano criminoso.

Governo quer aumentar em 50% camas de cuidados continuados

Advertisement

O ministro da Saúde manifestou hoje a “ambição enorme” de aumentar em mais de 50% as camas de cuidados continuados até 2025, mas explicou que para isso será necessário o apoio do setor social e solidário.

MAIS LIDAS

Share This