Mamografia precoce reduz o risco de desenvolver cancro de mama fatal

11 de Maio 2020

Uma análise de mais de meio milhão de mulheres na Suécia revela que a triagem mamográfica reduz as taxas de cancro da mama avançado e fatal. Estas descobertas foram publicadas no “Cancer”, um jornal da American Cancer Society

Uma análise de mais de meio milhão de mulheres na Suécia revela que a triagem mamográfica reduz as taxas de cancro da mama avançado e fatal. Estas descobertas foram publicadas no “Cancer”, um jornal da American Cancer Society.

Para efetuar este estudo, László Tabár, do Falun Central Hospital, na Suécia, Stephen Duffy, da Universidade Queen Mary de Londres, e os seus colegas, examinaram dados de quase um terço das mulheres suecas elegíveis para realizar mamografias.

Entre essas 549.091 mulheres, os investigadores calcularam as taxas de cancro de mama avançado e fatal 10 anos após o diagnóstico, comparando os dados das mulheres que participaram na triagem mamográfica recomendada e aquelas que não o fizeram.

A equipa encontrou uma redução de 41% nos cancros fatais,10 anos após o diagnóstico, e uma redução de 25% na incidência de cancro da mama avançado em mulheres que participaram na triagem.

“Este estudo mostra que a participação no rastreio reduz substancialmente o risco de ter um cancro da mama fatal”, referiu Stephen Duffy.

“Alguns podem pensar que as melhorias recentes no tratamento do cancro tornam a deteção precoce menos importante”, disse László Tabár. “O nosso estudo mostra que nada pode substituir a deteção precoce do cancro da mama”.

CANCER/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Escola Superior de Enfermagem do Porto: 127 anos de história

Advertisement

A Escola Superior de Enfermagem do Porto completa 127 anos de existência no próximo dia 15 de junho. Num programa com três dias dedicados à Escola, as comemorações contam com atividades culturais, uma sessão solene comemorativa e um passeio pedestre.

Greve dos médicos a 05 e 06 de julho

Advertisement

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje uma nova greve para 05 e 06 de julho, alegando que o Governo continua sem apresentar uma proposta de aumentos salariais a menos de um mês do fim das negociações.

Mais de 1,7 milhões sem médico de família

Advertisement

O número de utentes sem médico de família atribuído subiu 4,7% entre abril e maio deste ano, ultrapassando agora os 1,7 milhões, indica o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

PS chumba comparticipação total a bombas de insulina

Advertisement

O PS chumbou hoje no parlamento a comparticipação total de sistemas híbridos perfusão subcutânea contínua de insulina, que tinha por objetivo aumentar a qualidade de vida das pessoas com diabetes tipo 1.

MAIS LIDAS

Share This