Plataforma ‘online’ disponibiliza informação científica em português

11 de Maio 2020

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) criou, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma plataforma 'online' para reunir conteúdos científicos em português sobre a pandemia de covid-19.

Os conteúdos do Centro de Informação COVID 360/IHMT/NOVA/CPLP, que já está em disponível, serão publicados no site do IHMT/NOVA, segundo informação divulgada hoje pela CPLP.

A plataforma é “suportada por quatro grupos temáticos nas áreas clínica, epidemiologia, virologia e de biossegurança para recolher material científico relacionado com a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2”, acrescenta.

O IHMT/NOVA, que é observador consultivo da CPLP, quer, através da plataforma, fomentar a interação com técnicos e especialistas do espaço lusófono, em especial dos países africanos, facultar ferramentas de apoio aos seus planos de contingência e disponibilizar informação científica atualizada.

O número de casos de covid-19 em África atingiu hoje os 64.214, com 2.293 mortes e 22.243 doentes recuperados.

Entre os países lusófonos, a Guiné-Bissau lidera com 726 os casos registados de infeção por covid-19 no país, com três mortes e 26 doentes recuperados.

Cabo Verde regista 260 casos acumulados da doença e dois mortos, São Tomé e Príncipe 212 casos e cinco mortes e Moçambique 103 e Angola tem 45 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 439 casos positivos de infeção e quatro mortos.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights