“Atchim, alergia ou constipação? campanha das farmácias para ajudar a distinguir alergia e constipação

15 de Maio 2020

As farmácias portuguesas lançaram hoje uma campanha de sensibilização e informação, sob o tema “Atchim, alergia ou constipação?”, com o objetivo de informar e alertar a população para a diferença entre constipação e alergia, assim como os diferentes tratamentos associados.

Tendo em conta que as patologias associadas às constipações e às alergias (muito comuns nesta época do ano) podem motivar sintomatologias que geram fatores de apreensão e preocupação adicionais para as pessoas nesta fase do covid-19, as farmácias pretendem “contribuir para a sua melhor compreensão e tranquilização”, refere, em comunicado, a Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia.

Neste sentido, é utilizada a relação de proximidade que as farmácias estabelecem com cada um dos seus utentes, “reforçada ainda mais durante este período da pandemia pela elevada procura e facilidade de acesso à informação nestes espaços de saúde”, sublinha a Cooprofar.

“Esta capacidade para funcionar como o primeiro contacto na cadeia de saúde, possibilita uma antecipação no diagnóstico e, consequentemente, do encaminhamento e acompanhamento médico especializado se necessário”, acrescenta.

Além das mais de 1.200 farmácias que vão divulgar a campanha, a Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, em parceria com a Perrigo, adaptou também os meios para conteúdos digitais de forma a facilitar a acessibilidade à consulta de informação através das redes sociais e website.

Paralelamente, a Cooprofar, enquanto Entidade Formadora Certificada e parceira da Ordem dos Farmacêuticos, organizará um conjunto de ações de formação para profissionais de farmácia, com o objetivo de dotá-los de ferramentas e das competências necessárias nestas patologias.

A campanha vai ter uma duração de cerca de três meses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Agnese Cattaneo sobre os desafios e o futuro do tratamento da epilepsia

A iniciativa Headway aborda questões importantes na saúde cerebral e mental em toda a Europa. Lançada em 2017 pela The European House – Ambrosetti (TEHA), um Think Tank italiano, em parceria com a Angelini Pharma, parte da Angelini Industries de propriedade privada, a iniciativa tem como objetivo criar uma plataforma multidisciplinar para reflexão estratégica, análise, diálogo e comparação entre várias experiências europeias na gestão de indivíduos afetados por perturbações mentais.

MAIS LIDAS

Share This