#Perseguirossinais das MPS no dia Dia da Sensibilização para as Mucopolissacaridoses

15 de Maio 2020

Estima-se que 1 em cada 25 mil bebés que nascem vão ter uma MPS e que pode afetar quase todos os órgãos do corpo.

Na data que assinala o Dia Internacional da Sensibilização para as Mucopolissacaridoses (MPS), a 15 de maio, a Takeda anuncia, em comunicado, uma nova campanha #PERSEGUIROSSINAIS. A campanha tem por objetivo aumentar o conhecimento deste grupo de doenças genéticas raras e reconhecer os doentes, cuidadores e profissionais de saúde que vivem e trabalham com as MPS.

Na nota À imprensa, a empresa explica que “Em Portugal, a Takeda, junta-se  à Associação Portuguesa de Doenças do Lisossoma – APL e ao Núcleo de Estudos das Doenças Raras (NEDR), nesta iniciativa que pretende aumentar o conhecimento e a educação em torno desta doença, com vista a um diagnóstico mais rápido e precoce, através da divulgação de conteúdo nas redes sociais”

No mesmo comunicado, a Takeda revela que “no Dia Internacional da Sensibilização para as Mucopolissacaridoses 2020, conseguimos juntar alguns dos maiores especialistas mundiais das MPS, juntamente com doentes e famílias, para agirem como embaixadores e partilharem conhecimento sobre as MPS”.

O site huntersyndrome.info tem informação importante sobre as MPS, bem como conhecimentos únicos dos embaixadores e links para outras informações. Encorajamos que visitem o site e partilhem o conteúdo do vídeo nas suas redes sociais com o hashtag da campanha #PERSEGUIROSSINAIS.

Através da partilha de conhecimento, a Takeda espera contribuir para melhorar o acesso de informação sobre as MPS e garantir que todas as crianças e adultos recebem o cuidado que precisam.

Sobre as Mucopolissacaridoses

As MPS são um grupo de doenças metabólicas, genéticas, raras, conhecidas como doenças lisossomais de sobrecarga. Doentes com estas patologias não têm a enzima, ou não têm a enzima suficiente necessária para degradar os açúcares, conhecidos como mucopolissacáridos ou glucosaminoglicanos (GAG) no corpo.1 Como resultado formam-se GAGs que podem causar danos em todo o corpo, incluindo coração, osso, articulações, sistema respiratório e sistema nervoso central, resultando numa redução do tempo de vida dos doentes.1

Existem 7 tipos de MPS, cada uma causada pela ausência ou deficiência de uma dada enzima necessária para degradar os GAGs. Todas as MPS são progressivas, o que significa que pioram com o tempo.2 São heterogéneas por natureza, o que significa que podem afetar pessoas diferentes e de forma diferente, resultando num espectro de severidade clínica que vai de moderado a grave.

Os sete diferentes tipos de MPS incluem:

  • MPS I (síndrome de Hurler, Hurler-Scheie, ou síndrome de Sheie)
  • MPS II (síndrome de Hunter)
  • MPS III A-D (síndrome de Sanfilippo)
  • MPS IV A, B (síndrome de Morquio)
  • MPS VI (síndrome de Maroteaux-Lamy)
  • MPS VII (síndrome de Sly)
  • MPS IX

As pessoas com MPS partilham algumas características semelhantes mas o grau de gravidade das diferentes MPS varia muito. Todas as MPS são herdadas num padrão recessivo, o que significa que algumas pessoas podem ser portadoras da doença mas não manifestam a doença. As MPS II são diferentes das outras MPS pois a sua hereditariedade está relacionada com o cromossoma X, o que significa que principalmente os homens são afectadaos.

CI/&HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This