Autoexame à pele para detetar sinais pré-cancerosos

16 de Maio 2020

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) insistiu hoje na necessidade do autoexame para detetar eventuais sinais pré-cancerosos e, no âmbito do Dia do Euromelanoma, recomenda o agendamento das teleconsultas com o médico de família.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da APCC, Osvaldo Correia, lembra que “é preciso ter muita atenção com os raios ultravioleta elevados em dias de temperaturas amenas e até nublados”.

Alerta que o número de lesões na pele continua a aumentar e recorda que, na campanha do ano passado do Dia do Euromelanoma, que se assinala em Portugal a 20 de maio, mais de 1.300 pessoas foram rastreadas e foram detetados 6% de cancros de pele e 15% de lesões pré-cancro de pele.

O presidente da APCC afirma que o que todos os anos, nas semanas seguintes a este tipo de sensibilização, “há um acréscimo muito significativo de solicitações, consultas e tratamentos de cancros de pele, o que significa que as pessoas estavam esquecidas”.

“É por isso que tem de ser lembrado, todos os anos e ao longo do ano (…) É um cuidado para toda a vida, como o cuidado dos dentes”, afirmou o responsável, sublinhando a necessidade de fazer autoexame e o mapeamento dos sinais.

A APCC estima que este ano sejam diagnosticados mais de 13.000 novos casos de cancro da pele, que mais de 1.000 sejam novos casos de melanoma e sublinha que, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, uma vez que os rastreios presenciais estão limitados por causa da pandemia de covid-19, desenvolveu ferramentas de autoexame que ajudam as pessoas a distinguir os sinais benignas dos outros e que podem ser consultadas no seu ‘site’ (www.apcancrocutaneo.pt).

Consultando o ‘site’, lê-se que “as pessoas podem ter acesso a como diagnosticar as lesões pré-cancro de pele e cancro de pele e a distinguir os sinais benignos, sem risco, que felizmente são a maioria”.

Osvaldo Correia frisando que, na dúvida, a pessoa deverá sempre consultar o seu médico assistente, seja ele dermatologista ou médico de família.

“Desde março que estimulamos as pessoas a fazerem autoexame em família, verificando todas as partes do corpo, e a fotografar os sinais, ver se há modificações. (…) Todos temos sinais, à medida que envelhecemos temos mais, mas na sua maioria são benignos”, acrescentou.

“Nesta altura, em que [por estarmos há tanto tempo confinados] todos estamos desejosos de voltar ao sol, há muita gente a fazer desporto ao ar livre e, com dias nublados e temperatura amena, as pessoas esquecem-se que os raios UV estão elevados”, recorda o dermatologista, frisando: “agora já temos dias mais longos e podemos usufruir, mas não nas alturas piores, e com roupa e proteção adequada”.

Os cancros da pele mais frequentes são o melanoma (o mais perigoso), o carcinoma basocelular (o mais comum e o menos perigoso) e o carcinoma espinocelular (o segundo cancro de pele mais comum).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights