Pandemia aumenta iniquidades em Saúde

18 de Maio 2020

A crise de Covid-19 mudou a maneira como são prestados os cuidados com a saúde e como aumenta as iniquidades em saúde. Os preconceitos raciais e étnicos podem afetar igualmente as decisões sobre que pessoas são colocadas em ventiladores

O impacto da pandemia de Covid-19 em populações vulneráveis e sem atendimento médico, é abordado numa nova mesa redonda da “Health Equity”, uma revista de acesso aberto revista por pares. Clique aqui para ler o artigo sobre a mesa redonda.

Um painel de especialistas analisa de que forma a crise de Covid-19 mudou a maneira como são prestados os cuidados com a saúde e como aumenta as iniquidades em saúde. Os preconceitos raciais e étnicos podem afetar igualmente as decisões sobre que pessoas são colocadas em ventiladores. Essas populações também podem não ter tanta facilidade de acesso à tecnologia ou a equipamentos que lhes permita receber diagnósticos e cuidados remotos. Todos estes fatores podem afetar muito a recuperação e a sobrevivência dos doentes.

“Este painel discute o agravamento dos encargos sociais sobre a população de risco e o papel do aumento implícito de viés na prestação de serviços de saúde devido a restrições de tempo”, diz Ana E. Núñez, editora-chefe da “Health Equity” e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Drexel, em Filadélfia. “Quando o sistema de saúde já está sobrecarregado, como pode a equidade continuar a estar na agenda?”.

Referência bibliográfica: Moderator: Debra Furr-Holden, Participants: Olivia Carter-Pokras, Mary Kimmel, and Charles Mouton.
Health Equity. May 2020.150-157.http://doi.org/10.1089/heq.2020.29001.rtl2

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights