Roche investe 30 milhões de euros em ensaios clínicos em Portugal

18 de Maio 2020

Com cerca de 60 ensaios clínicos a decorrer neste momento, que envolvem 25 hospitais e mais de 500 profissionais de saúde, a Roche promove o debate: ‘O que levamos para o futuro nos Ensaios Clínicos?’

No âmbito do Dia Internacional do Ensaio Clínico, que se assinala na próxima quarta-feira, dia 20, a Roche anuncia em comunicado enviado às redações  um reforço no investimento para esta área, em Portugal. A companhia Suíça estima investir, em dois anos, cerca de 30 milhões de euros, em ensaios clínicos, valor superior ao de anos anteriores (cerca de 10 milhões por ano).

Com cerca de 60 ensaios clínicos a decorrer neste momento, que envolvem 25 hospitais e mais de 500 profissionais de saúde, a Roche promove o debate: ‘O que levamos para o futuro nos Ensaios Clínicos?’, tema do webinar que se realiza dia 19, terça-feira, às 17h30, com transmissão em direto no site da Roche.

Um evento virtual, que vai reunir investigadores e peritos num debate e partilha de experiências sobre a condução de ensaios clínicos em tempos de Covid-19 e as aprendizagens para o futuro. Questões sobre a adaptação em tempos de pandemia, as aprendizagens retiradas dessa adaptação e o “novo normal” nos ensaios clínicos serão alvo de debate, numa sessão pública que pretende ajudar a refletir sobre uma área tão importante do setor da saúde.

Nos últimos cinco anos, a Roche confirma que foram 25 as moléculas investigadas, em 15 áreas terapêuticas diversas, da oncologia à hemofilia, passando pelo Alzheimer ou Esclerose Múltipla, que envolveram cerca de 700 doentes. Ensaios clínicos que têm como objetivo central e primordial potenciar o aumento da qualidade e de tempo de vida dos doentes, como é disso exemplo o contributo das novas terapêuticas para o declínio nas taxas de mortalidade por cancro: desde o seu pico, em 1991, e até 2011, estas taxas caíram mais de 20% em várias regiões do mundo.

Mas os ensaios clínicos são também geradores de valor, permitindo poupanças ao próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS): um investimento anual por parte da Roche de 15 milhões de euros em ensaios clínicos tem uma poupança, estimada para o SNS, de cerca de cinco milhões de euros. Um investimento que se traduz ainda no desenvolvimento científico dos profissionais de saúde, no estabelecimento de redes de investigação, nacionais e internacionais, na geração de evidência e de conhecimento científico na área terapêutica, com benefício também para futuros doentes, na retenção de talentos, redução da despesa pública, criação de emprego e atração de investimento.

CI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

MAIS LIDAS

Share This