Casais com filhos expressam menor perturbação face à Covid-19

21 de Maio 2020

Os resultados preliminares de um estudo internacional revelam que os casais com filhos que participaram num inquérito em Portugal expressam menor impacto emocional negativo face à situação de pandemia da covid-19. O anuncio foi feito esta quinta-feira pelo Centro de Estudos Sociais.

O relatório que diz respeito a Portugal, a cargo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, faz parte de um estudo internacional onde participam mais de 40 universidades dos cinco continentes, intitulado “Covid-19: Estudo Transcultural sobre os Efeitos de Stressores Globais em Casais”.

A investigação do CES nota que “casais com filhos perspetivaram menor impacto emocional negativo” devido à pandemia, sugerindo que “ter filhos é um fator protetor para um contexto tão crítico como o atual”, disse à agência Lusa Alda Portugal, da equipa de investigação do CES responsável pelo estudo.

Nas respostas que permitiram estes resultados preliminares divulgados esta quinta-feira pelo CES participaram 504 pessoas. A recolha de respostas decorre até julho.

Os participantes com filhos (47%) são os que mais referem sentir menos perturbação emocional global, menos ansiedade e menos depressão, “independentemente da idade dos filhos”, salientou o CES, na nota de imprensa divulgada hoje.

O estudo preliminar conclui também que 74,3% dos participantes estão muito preocupados com a pandemia e 66,6% consideram que a sua vida “foi grandemente afetada pela covid-19”.

O estudo revela ainda que, dentro dos participantes, os sintomas de stress, ansiedade e depressão “aumentaram significativamente”, quando comparados com o período pré-isolamento.

Nos resultados preliminares, observa-se também que quanto maior é a satisfação com a relação conjugal “menores são os níveis de depressão e stress”.

De acordo com Alda Portugal, a equipa pretende investigar com mais detalhe outras variáveis que não foram ainda abordadas neste relatório, como a forma como o rendimento familiar sofreu alterações ou se há diferenças nos níveis de stress e ansiedade em relação à profissão que o inquirido exerce.

LUSA/ HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights